Abraleite pede celeridade da Câmara para limitar importações de leite

Associação quer interferência da Presidência da República no assunto

O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Capadr), deputado Sérgio Souza, recebeu hoje (5/9) a visita do presidente da Abraleite Associação Brasileira dos Produtores de Leite, Geraldo Borges, e do diretor Institucional da entidade, Benedito Rosa. O foco da audiência foi a importação de leite vinda do Mercosul, especialmente do Uruguai, que é o maior exportador de leite em pó e de soro para o Brasil.

Na oportunidade, Sérgio Souza informou que a Comissão da Agricultura encaminhará um expediente ao presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, solicitando seu apoio no sentido de encaminhar à Casa Civil ofício aprovado na Capadr para suspender imediatamente as importações do Uruguai. A diretoria da Abraleite relatou ao presidente da comissão que as inoportunas importações do produto estão provocando fortes quedas nos preços e levando muitos produtores a desistirem dessa atividade, principalmente os pequenos.

A proposta da cadeia produtiva do leite é de se estabelecer limites para essas importações do Uruguai, de forma semelhante ao que já ocorre com a Argentina. Também foi dito no encontro com o deputado Sérgio Souza que essas importações em nada contribuem para baixar o preço ao consumidor, mas para proporcionar lucros abusivos para alguns importadores do produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *