Plano Agrícola e Pecuário é lançado na manhã de hoje (06/06) pelo MAPA no Palácio do Planalto.


No lançamento do Plano Agrícola e Pecuário no Palácio do Planalto, ministro da agricultura Blairo Maggi com o presidente da ABRALEITE Geraldo Borges e o ex ministro Alysson Paulinelli, grande baluarte da agricultura nacional.

A ABRALEITE esteve presente representada pelo seu presidente acompanhado de membros da diretoria e conselhos da Associação.

A apresentação do Plano foi realizada pelo secretário de defesa agropecuária, Wilson Vaz Araújo.

Falaram pelo Governo Federal o ministro da agricultura Blairo Maggi e o presidente Michel Temer.

A ABRALEITE esteve fazendo diversos pleitos ao Ministério da Agricultura e Pecuária durante meses, no sentido de haver uma melhor contemplação à pecuária leiteira dentro do Plano Agrícola e Pecuário de 2018/2019.

Alguns pequenos avanços foram observados, como uma pequena redução das taxas de juros da ordem de 1,5% (de uma média de 8,5,% para 7%), linha de crédito especial de 50 milhões para capital de giro das cooperativas de produtores de leite a taxas de 6 a 7% e pequenos ajustes nos programas financiados pelo BNDES, como a novidade de uma linha de crédito com juros pós-fixados.

O apoio aos pecuaristas inclui prazo de até 2 anos no crédito de custeio para retenção de matrizes bovinas de leite, suínas, caprinas e ovinas. Também foram aprovadas linhas de financiamento (REPEC- Renova Pecuária) de até 450 mil reais para aquisição de animais de reprodução e cria a juros de 6% ao ano e 5 anos de prazo para pagamento.

O montante da subvenção dos seguros aumentou muito pouco e ainda é inexpressiva a participação da pecuária tanto leiteira quanto de corte no total da subvenção, que também é pequeno e precisa ser mudado.

Foi observada a ausência de uma linha de crédito direta e específica para capital de giro para os produtores de leite, que sofreram quedas de preço de maio de 2017 a março de 2018, culminando com os prejuízos decorrentes da paralisação dos transportes, que em um primeiro momento foi o descarte de leite seguido da queda na produção pelas privações que rebanhos passaram em decorrência da dificuldade de entrega de insumos nas propriedades e distribuição dos alimentos.

Visualize a apresentação de lançamento do PAP 2018 no link abaixo:

Apresentação Lançamento PAP 2018-2019_EDITADO_05-06-2018 – Síntese_final…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *