Audiência pública em 12 de junho, na assembleia legislativa de Pernambuco para tratar dos impactos da importação de leite em pó na pecuária de leite pernambucana

A assembleia legislativa de Pernambuco realizou no dia 12 de junho, uma audiência pública para tratar dos impactos da importação de leite em pó na pecuária de leite Pernambucana. A audiência foi convocada e presidida pelo deputado Claudiano Martins Filho e contou com a presença de diversas instituições, como ABRALEITE Associação Brasileira dos Produtores de Leite, Sociedade Nordestina dos Criadores, Federação da Agricultura de Pernambuco, Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco, Ministério da Agricultura, Sindicato das Indústrias de Laticínios e Sindicato dos Produtores de Leite.

A ABRALEITE foi representada pelos conselheiros Domício Arruda de Alagoas, Saulo Malta e Edson Felix, ambos de Pernambuco.

A audiência foi motivada pelo fato do Governo de Pernambuco haver concedido benefícios fiscais de até 95% de redução do ICMS devido para empresas que importam leite em pó, o que tem causado enormes prejuízos à produção local e nacional.

Durante a audiência a agência de desenvolvimento industrial de Pernambuco, que analisa e autoriza a concessão desses benefícios, fez uma defesa da sua atuação, demonstrando a importância de atrair industrias de grande porte para o Estado, tendo sido contestada pelos representantes da ABRALEITE que demonstraram com números as perdas de arrecadação e de postos de trabalho que tais incentivos provocam.

O presidente da Federação da Agricultura de Pernambuco, Pio Guerra, fez uma abordagem da produção e consumo de leite e derivados no País e solidarizou-se com a posição da ABRALEITE de contestar projetos de incentivos dessa natureza.

Ao final, acordaram os membros das instituições governamentais e das entidades representantes dos produtores, de suspenderem a concessão de incentivos a novos projetos e criarem uma comissão para analisar e definir os procedimentos a serem adotados doravante.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *