ABRALEITE no Horizons The Future Agribusinnes Brazil 2018

Imagem dos palestrantes do Horizons, estando à direita o Roberto Jank Júnior, um dos vice presidentes da ABRALEITE.

Imagem dos palestrantes do Horizons.

Participação da ABRALEITE no Horizons através de um dos seus vice presidentes, o Roberto Hugo Jank Júnior.

O Horizons contou também com a presença de outro vice presidente da ABRALEITE, o produtor Maurício Silveira Coelho do Grupo Cabo Verde/Fazenda Santa Luzia, que está na foto ladeado pelo Stefan Mihailov, o novo General Manager da Trouw Nutrition e o jornalista Carlos Sardenberg.

Ao final do Evento: Maurício Silveira Coelho (um dos vice presidentes da ABRALEITE e titular Grupo Cabo Verde/Fazenda Santa Luzia), com Sérgio Soriano (gerente da Fazenda Colorado/Leite Xandó) e Roberto Hugo Jank Júnior (outro vice presidente da ABRALEITE e titular da Agrindus).

Mariana Correia da Revista Balde Branco, com os ex ministros da agricultura Antônio Cabrera e Francisco Turra, atual presidente da ABPA, no jantar de encerramento do Horizons com uma apresentação do show Leo Chaves.

Confira como foi a Programação do Horizons clicando no link abaixo:

Horizons Programa final e Palestrantes

 

ABRALEITE no Horizons The Future Agribusinnes Brazil 2018

No The Future Agribusinnes Brazil 2018, a ABRALEITE participou representa por um de seus vice presidentes, Roberto Hugo Jank Júnior, que falou junto a outros representantes das cadeias da proteína animal, mostrando como o Brasil pode aumentar sua produção nos próximos trinta anos em até 40%.

A recomendação da FAO para o País foi o mote para este debate, que envolveu as principais entidades da cadeia de proteína animal em Atibaia-SP, sendo elas: ABRALEITE, ABPA, ABIEC e Peixe BR.

O evento, promovido pela Trouw Nutrition nos dias 9 e 10/10 reuniu representantes da piscicultura, pecuária leiteira, avicultura, suinocultura e carne bovina.

As grandes tendências foram debatidas, sendo expostos alguns fatores que podem interferir na produção, além de problemas recorrentes na produção brasileira como a infraestrutura, logística, políticas públicas, a burocracia que emperra todos os setores, mudanças demográficas, urbanização acelerada, aquecimento global, deslocamento do poder econômico para países emergentes,
escassez de recursos e avanços tecnológicos.

As principais estratégias dos setores foram colocadas por cada representante de cada entidade. A ABRALEITE, que representa os produtores de leite de todo o Brasil, apresentou o seguinte:

“Como aumentar a produção em 40%? A resposta é uma só. Temos que ser mais intensivos, utilizar melhor os recursos disponíveis para a humanidade e respeitar os recursos finitos do meio ambiente”, diz Roberto Jank, vice-presidente da ABRALEITE.

Entre 1974 e 2018, a produção mundial de leite cresceu 71% e a brasileira 374%. A produção do Brasil subiu para 34 bilhões de litros, segundo a Embrapa.

“A produção precisa ser intensiva, não importa o modelo. Assim a pegada de carbono é muito menor. Não precisa ser confinamento.

“O resultado depende de diversas variáveis, cabe a nós decidirmos as prioridades, mas o modelo de produção não é prioritário. Temos 1 milhão de produtores, grande parte em um sistema de baixa produtividade. Precisamos mudar o quadro de como produzir”, afirma.

“Não dá pra ser um bom pecuarista se não for um bom agricultor. É preciso entender a necessidade dos sistemas de integração, não é possível dissociar pecuária da agricultura”, disse Roberto, lembrando que hoje uma fazenda produz cerca de 40 mil litros de leite por hectare.

“O melhor investimento com vaca de leite, com pecuária de um modo geral, chama-se bem-estar animal. Preservar a vaca, dar conforto para a vaca, ambientação, tudo isso resulta em eficiência. Sempre que me perguntam qual é o melhor investimento eu digo: bem-estar animal. Investimento é sempre em bem-estar animal.”

Segundo o vice da ABRALEITE, hoje o maior custo é o custo de oportunidade. “Precisamos mostrar que o que fazemos é melhor do que outra atividade que poderia estar sendo feita no lugar. Em segundo lugar precisamos intensificar a produção por área. Nós temos um trabalho de ganho de oportunidade fácil de fazer. O Brasil já esteve entre os maiores campeões do consumo de leite. O país tem um futuro magnífico e esses 40% nós tiramos de letra”.

Participaram como conferencistas: Roberto Jank Júnior vice presidente da ABRALEITE, Francisco Turra ex ministro da agricultura e presidente da ABPA, Antônio Camardelli presidente da Peixe ABIEC,
Ricardo Neukirchner presidente da Peixe BR, Stefan Mihallov presidente da Trouw Nutrition, Francisco Jardim secretário de agricultura de São Paulo e o deputado federal Arnaldo Jardim.

Fotos: Roberto Hugo Jank Júnior, Maurício Silveira Coelho e Marianna Correa (Revista Balde Branco).

Texto: ABRALEITE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *