Festa do Boi-participação especial da ABRALEITE

Abertura Oficial da Festa do Boi. Da esquerda para direita Luiz Carlos Rodrigues presidente da Girolando, Geraldo Borges presidente da ABRALEITE, Zeca superintendente do SEBRAE-RN, José Vieira presidente da FAERN e dos Conselhos do SEBRAE-RN e SENAR-RN, Marcelo Passos presidente da ANORC, prefeito de Parnamirim, governador do RN Robson Faria, secretária da Casa Civil e secretário de agricultura Guilherme Saldanha.

Abertura das palestras. Da esquerda para direita: presidente da ABRALEITE Geraldo Borges, coordenador do Agro SEBRAE-RN e conselheiro da ABRALEITE Acácio Brito, presidente da Girolando e conselheiro da ABRALEITE Luiz Carlos Rodrigues e presidente do NULEITE e conselheiro da ABRALEITE Hermínio Brito.

Palestra da ABRALEITE pelo seu presidente.

Plateia das palestras composta por produtores de leite e técnicos.

Presidente da ABRALEITE recebendo a medalha do Mérito Leite Nacional, na foto com Marcelo Passos presidente da ANORC, Luiz Carlos Rodrigues presidente da Girolando, Herminio de Brito presidente do NULEITE, Hermano Moraes deputado estadual do RN e Acácio Brito corrdenador Agro SEBRAE-RN, conselheiro e coordenador da Comissão do Queijo e Derivados Lácteos Artesanais da ABRALEITE.

Reunião do Queijo e Derivados Lácteos artesanais da ABRALEITE. Presentes produtores de MG, PA, PI, RN e SP.

Reunião de início das atividades do “Criador do Futuro”.

Premiação ao final do dia do Criador do Futuro.

ABRALEITE recebida na Casa do Sindi do RN pelo presidente “Careca” acompanhado do presidente da ABCSINDI Ronaldo Bichuette que também é conselheiro da ABRALEITE e outros criadores de Sindi de renome nacional, como Ângelo Prata Tibery e Gilberto Browne.

Visão do recinto de leilões no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes em Parnamirim-RN onde a ABRALEITE participou sendo homenageada em 3 leilões. Na foto: noite do Sindi Estrelas.

 

Participação da ABRALEITE em uma das maiores exposições agropecuária do País – a Festa do Boi

A ABRALEITE participou pelo segundo ano consecutivo da Festa do Boi, realizada no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes em Parnamirim-RN, promovida pela Associação Norte Riograndense dos Criadores-ANORC, apoiada pelo NULEITE e por diversas associações regionais, com participação ativa do Sebrae-RN, que enriqueceu a mostra o período de 12 a 20/10, com atividades técnicas, reuniões, exposição, degustação e comercialização de produtos terroir, aqueles que apresentam características peculiares de um determinado lugar ou região.

O presidente da ABRALEITE participou juntamente com o governador Robson Faria, o secretário de agricultura Guilherme Saldanha e o presidente da ANORC Marcelo Passos da abertura da Festa do Boi no dia 12/10, falando da importância de feiras agropecuárias como a grandiosa Festa do Boi para o fomento da pecuária nacional.

No dia 13 foi realizado o painel O Leite e a Genetica, que contou com as palestras “Criação de Bezerras” e “Biotecnologia de Reprodução”, proferidas por Alexandre Cortes de Brito da Fazenda Eficiente e Luiz Sartori do Instituto BioSistêmico-IBS, respectivamente.

Em seguida foi assinado o Termo de Cooperação UFRN/EAJ/Sebrae – Núcleo de Inovação e Tecnologia de Leite e Valorização do Queijo Artesanal – NITAL.

Como ponto máximo do dia, aconteceram as palestras da ABRALEITE e da Girolando, ministradas pelos presidentes Geraldo Borges e Luiz Carlos Rodrigues, sobre “o Papel das Associações no Fortalecimento das Cadeias Produtivas”.

Dezenas de produtores de leite e técnicos filiaram à ABRALEITE ao término da palestra de seu presidente.

Dando prosseguimento, foi realizado o lançamento do aplicativo AGROMARRA – no quadro Startups do Agronegócio, com Diego Fernandes, seguido da apresentação de bovinos do Empório Sebrae (animais oriundos do Projeto Leite e Genética do Sebrae-RN) e do Leilão do Núcleo do Leite do RN – NULEITE.

Na abertura do Leilão foram homenageados com as medalhas do Mérito Leite Nacional, o presidente da ABRALEITE Geraldo Borges, o presidente da Girolando Luiz Carlos Rodrigues e o gestor de pecuária no Sebrae-RN Acácio Sânzio de Brito, sendo estes dois últimos membros do Conselho de Representantes Estaduais da ABRALEITE, por MG e pelo RN, respectivamente.

No dia 14/10 o NULEITE realizou o inovador evento Criador do Futuro, que consistiu em um Domingo no Parque, quando várias crianças filhos e netos de produtores de leite puderam comemorar o Dia das Crianças, fazendo atividades recreativas ligadas ao campo, como montaria em pôneis, mini bois, passeio de charrete, manuseio de bezerros no cabresto e ordenha de cabras.Tudo isso com o intuito de promover uma interação e incentivar a futura sucessão na atividade leiteira, que é um dos problemas vividos pela classe produtora de leite no país. Ao final as crianças receberam certificados e medalhas de participação e ainda houve eleição das duas crianças que mais interagiram e se destacaram.

No dia 15/10 houve uma reunião da ABRALEITE sobre legislação do queijo artesanal, onde participaram associados, novos associados, o presidente e o conselheiro e coordenador da Comissão de Queijos e Produtos Lácteos Artesanais da ABRALEITE, Acácio Sânzio de Brito, onde a Lei do Selo Arte e outros projetos de lei de queijo artesanal foram debatidos.

No dia 17/10 foi o dia que criadores de Sindi, capitaneados pelo presidente do Sindi RN Ricardo Lemos “Careca”, fizeram um encontro de criadores como parte da programação da Exposição Nacional da Raça Sindi que contou com a presença do presidente da Sindi, conselheiro da ABRALEITE e vice da ABCZ Ronaldo Bichuette, do presidente da ABCZ Arnaldo Machado Borges e do presidente da ABRALEITE Geraldo Borges, que convidou os criadores de Sindi para fazerem parte da ABRALEITE e obteve muitas filiações.

Em 18/10 foi realizado o grande Leilão Sindi que contou com presença de muitas lideranças nacionais e regionais, ocasião em que a ABRALEITE foi muito elogiada na abertura e a cada lote adquirido, ao anunciarem os compradores, era citado o nome da ABRALEITE como apoiadora do Leilão.

No dia 19/10, no Leilão Pérolas do Nordeste, a ABRALEITE e seu presidente foram muito elogiados e apoiados na abertura do Leilão nas palavras do leiloeiro Guilhermo Sanches, do titular da Agreste Leilões Rodrigo Loureiro e pelos promotores Jorge Mororó, João Batista, Manoel e Juliano Montenegro, todos membros do Conselho de Representantes Estaduais da ABRALEITE pelo RN.

Encerrando as atividades no sábado dia 20/10, o NULEITE promoveu churrasco de confraternização, onde a ABRALEITE foi representada pelo presidente Geraldo Borges, que recebeu do presidente do NULEITE e conselheiro da ABRALEITE, Herminio de Brito, mais dezenas fichas de novos filiados à ABRALEITE.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *