III Encontro dos Empreendedores do Leite na FAEG. Presidente da ABRALEITE fala na Abertura do Evento junto com presidente do Sistema FAEG

Fala do presidente da ABRALEITE na Abertura do III Encontro Estadual dos Empreendedores do Leite na FAEG em Goiânia-GO.

O presidente da FAEG José Mário na Abertura Oficial do Evento.

O presidente da ABRALEITE falou na Abertura do Evento da importância do setor para o estado de Goiás e para o país como um todo. Falou do trabalho que ABRALEITE vem desenvolvendo e parabenizou o presidente e toda equipe do Sistema FAEG.

Plateia do III Encontro Estadual dos Empreendedores do Leite de Goiás.

 

III Encontro dos Empreendedores do Leite na FAEG. Presidente da ABRALEITE fala na Abertura do Evento junto com presidente do Sistema FAEG

Mais de 400 produtores  de todo o estado, além de  empresários da área conheceram as últimas novidades do mercado lácteo no Terceiro Encontro dos Empreendedores do Leite de Goiás. O evento aconteceu nesta  quinta-feira (08/11), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás.

A abertura do evento foi feita pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, José Mário Schreiner. Ele destacou a importância da cadeia de produção de leite que envolve pelo menos 220 mil pessoas. No estado são 85 mil produtores, só 5 mil estão sendo assistidos.  “E preciso destravar a iniciativa privada para quem vai gerar emprego. Tem que diminuir a burocracia e acreditar nas pessoas”, pontuou.

Em seguida o presidente da ABRALEITE, Geraldo Borges, falou da necessidade de haver mudanças na cadeia produtiva do leite, sobretudo em relação a políticas públicas que precisam ser implementadas para o setor. Disse também da importância de eventos como esse e parabenizou o presidente “Zé Mário” e todo o Sistema FAEG pela iniciativa e pelo exemplar modelo de gestão da FAEG.

O Terceiro encontro estadual dos Empreendedores do Leite é uma iniciativa do Sistema FAEG SENAR e do Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

“Essa cadeia de produção  de leite tem uma atenção especial nossa porque é a que gera mais ocupações e renda no estado. Ela está nos 246 municípios, então a gente precisa ficar atento e apoiar principalmente os pequenos produtores para que não fiquem excluídos”, explicou o diretor técnico do Sebrae Wanderson Portugal.

O foco durante a primeira parte do evento foi Coordenação Setorial da Cadeia Láctea.  Valter Bertini Galan do Portal Milk Point Mercado, falou sobre a competitividade do leite brasileiro. O Produto atualmente voltado para a produção interna pode revolucionar a economia com algumas adequações,  para produção constante  e de qualidade e assim ser exportado.

Sávio Santiago do Laticínio Verde Campo falou sobre  Instrumentos e Ferramentas para a Harmonização da Relação Produtor e Indústria.  O assunto gera muito questionamento por parte dos produtores que reclamam que vendem o leite barato enquanto a indústria fatura muito com a venda para o consumidor. “ Tem que partir da Industria a construção dessa relação com o produtor e o interesse de ganhos dos dois lados”, sugere, Santiago.

Os entraves para a exportação da produção goiana foram abordados pelo pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Glauco Carvalho. Ele sugere que a profissionalização é a chave para prosperar na atividade e alerta que é preciso superar entraves como falta de infraestrutura e gestão ineficiente para fortalecer o setor.

A qualidade do Leite como fator competitivo ganhou voz na palestra da Professora Clarice Gebara Serrate. Ela apresentou dados relevantes reforçando que a pouca qualidade do leite  brasileiro impacta na fraca competitividade externa. Clarice Gebara defende que atitudes simples como a  higiene de equipamentos e tanque de ordenha são caminhos baratos para aumentar a competitividade do leite diante o mercado externo.

E para finalizar, Carlos Eduardo Carvalho, consultor técnico do Senar Goiás destacou que investimentos em tecnologia e assistência técnica e gerencial são fundamentais para promover ganhos de produtividade com redução de custos e proteção de preços.

 

Se você ainda não é associado, associe-se já! Acesse nosso site:
http://abraleite.org.br/associe-se-ja/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *