VII Dia do Leite no IFMG Bambuí. Palestras da ABRALEITE com presidente, vice-presidente e conselheiro

Pslestra de abertura do VII Dia do Leite no IFMG campus Bambuí-MG, com presidente da ABRALEITE

Professores e alunos do GEBOV com o presidente da ABRALEITE

Momento que os palestrantes da manhã recebem certificados de palestrantes e maravilhosos queijos artesanais da Serra da Canastra

Diretor-geral do IFMG campus Bambuí,
Rafael Bastos, que é selecionador de raça bovina leiteira, entrega fichas de filiação à ABRALEITE dele e do IFMG campus Bambuí. Recebem as fichas o presidente Geraldo Borges e o vice-presidente Maurício Silveira Coelho, acompanhados dos professores Vinícius Raposo e Marcos Meireles

Lúcio Lacerda de Amorim sócio diretor da Fábrica de Rações Geraleite de São Gotardo MG, que é produtor de leite, entregando ficha de filiação dele e da empresa à ABRALEITE

 

Nos últimos dias 10 e 11 de maio o IFMG campus Bambuí, por intermédio do Grupo de Estudos em Bovinocultura – GEBOV, promoveu o “VII Dia do Leite”.

Este tradicional evento que chega a sua sétima edição trouxe como painel principal “Conhecimentos Compartilhados Transformam a Pecuária” contou a participação de aproximadamente 270 pessoas, entre produtores de leite, professores e estudantes do próprio campus e de outras cinco instituições de ensino da região, e ainda com profissionais da cadeia produtiva do leite.

Durante a abertura, o Diretor Geral, professor Rafael Bastos, aproveitou a oportunidade para contar um pouco da história do evento e do próprio campus Bambuí que no ano passado celebrou 50 anos de história e ressaltou seu importante papel como agente modificador da realidade local e regional.

A temática do painel do período matutino foi voltada para a cenário atual da cadeia produtiva leiteira e trouxe em sua abertura a palestra do Presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (ABRALEITE), Geraldo Borges, que ressaltou as atuais deficiências do setor lácteo e chamou atenção para a necessidade de uma maior organização por parte do segmento além de trazer ao público as ações que vem sendo tomadas pela entidade para desonerar a cadeia produtiva afim de obter um preço competitivo e boa qualidade dos produtos.

Na sequência, a Médica Veterinária especialista em Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal, Ana Cláudia Dumont Oliveira trouxe luz a necessidade de produtos de qualidade frente as novas exigências do mercado consumidor.

Para finalizar a manhã, foi realizada uma mesa redonda interativa com o tema “O futuro da pecuária leiteira” mediada pelo professor Marcos Meireles do IFMG e que contou além da presença dos dois palestrantes, com a participação do Presidente da Associação dos Produtores de Queijo da Serra da Canastra (APROCAN), Conselheiro da ABRALEITE, o agrônomo e produtor João Carlos Leite que enfatizou o potencial da região em produzir queijo com valor agregado, mostrando-se uma importante alternativa a realidade do mercado nacional.

No intervalo do almoço houve filiação maciça à ABRALEITE, que recebeu a inscrição de 150 novos associados presentes no evento.

Na sequência do evento, a temática das discussões no período da tarde foi encaminhada para os temas de Conforto e Sanidade Animal com o relato de um dos mais importantes produtores de leite da região e proprietário da Fazenda Santa Luzia, Maurício Coelho, um dos vice-presidentes da ABRALEITE, que contou um pouco dos desafios encontrados por ele durante a implementação de importantes mudanças de manejo em sua propriedade.

Em seguida houve a palestra do professor da Escola de Veterinária da UFMG Dr. Elias Jorge Facury Filho, uma das maiores referências do país em Medicina de Produção. O professor Elias Facury abordou de forma clara e objetiva os maiores gargalos dentro de uma fazenda de produção de leite e contextualizou de forma bastante didática a dificuldade de se manter produtividade alta frente a um ambiente tão desafiador quanto o encontrado nas fazendas brasileiras.

Por fim, o professor Vinícius Silveira Raposo, coordenador do GEBOV, conduziu uma importante mesa redonda que tratou do tema: “Conforto animal – estamos prontos para superar este desafio?” que contou ainda com a contribuição do professor Marcelo Rosa do IF Sul de Minas que a mais de 25 anos leciona na área de bovinocultura e contou também com Nilson Dornelas, uma das maiores referências nacionais em comportamento bovino.

O sábado foi marcado pela realização de minicursos no Laboratório de Bovinocultura do campus, onde os participantes optaram entre três cursos ligados a produção de leite. Gustavo Moreira, professor da UNIBH, abordou o tema “Indicadores de monitoramento no período de transição”, onde os participantes tiveram a chance de aprender na prática quais os principais pontos devem ser monitorados dentro de um rebanho afim de se evitar a instalação de doenças que possam futuramente incorrer em prejuízo para a atividade leiteira bem como minimizar as perdas produtivas. Em um dos cursos mais concorridos do evento, “Manejo Racional de Bovinos” ministrado por Nilson Dornelas, foi abordado de forma bastante didática elementos do comportamento animal, que devem ser levados em consideração no momento de manejar os animais dentro de um curral, preconizando assim métodos que garantam a segurança tanto de animais quanto das pessoas neste ambiente. Também houve o curso “Manejo de ordenha com foco em resultados” ministrado pelo ex-aluno do IFMG campus Bambuí e hoje funcionário da empresa DeLaval, Gian Nascimento.

O evento todo foi um sucesso. Segundo o coordenador do GEBOV, professor Vinícius, “eventos e ações como essa realizada pelo Grupo de Estudos em Bovinocultura do IFMG campus Bambuí contribuíram para o crescimento pessoal e profissional dos estudantes e produtires envolvidos.

 

 

Se você ainda não é associado, associe-se já! Acesse nosso site:
http://abraleite.org.br/associe-se-ja/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *