Agrotins, 1° Fórum da Cadeia do Leite e lançamento Programa Mais Genética com participação da ABRALEITE

Reunião do governador de Tocantins Mauro Carlesse, acompanhado do secretário de agricultura César Halum e do diretor de agricultura e pecuária da Seagro José Américo Vasconcelos, com Geraldo Borges presidente da ABRALEITE e lideranças da pecuária de corte

Governador Mauro Carlesse ladeado pelo secretário de agricultura César Halum, pelo diretor de agricultura e pecuária da Seagro-TO José Américo Vasconcelos e o presidente da ABRALEITE Geraldo Borges

Parte do público que frequentou as palestras do 1º Fórum da Pecuária Leiteira do Tocantins

 

Governo de Tocantins institui política de melhoramento genético e renova cooperação com Embrapa

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, acompanhado do secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum, e o secretário da Casa Civil, Rolf Costa Vidal, assinou decreto que institui a Política Estadual de Melhoria da Qualidade Genética dos Rebanhos, o Programa Mais Genética Tocantins, na tarde de 07/05, na Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2019).

A solenidade, que contou também com a presença do secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Estado, Ridoval Darci Chiareloto, foi realizada na sala de reuniões do gabinete  do governador instalado no Portal Central, no Parque Agrotecnológico de Palmas.

Também estavam presentes representantes de entidades do segmento produtivo e agropecuaristas, como o presidente da ABRALEITE Associação Brasileira dos Produtores de Leite, Geraldo Borges.

O Programa Mais Genética Tocantins tem como finalidade promover a melhoria da qualidade genética dos rebanhos pecuários e o fortalecimento das cadeias produtivas da carne e do leite, por meio da união de instituições públicas e particulares ligadas ao segmento.

A iniciativa visa beneficiar, prioritariamente, os pequenos e médios produtores rurais, além de suas entidades representativas.

Além desses objetivos, o programa viabilizará a difusão de inovações tecnológicas, estímulo a utilização de reprodutores, matrizes e material genético com qualidade, para o melhoramento dos rebanhos.

As ações serão desenvolvidas por meio de ferramentas de gestão, como o Pró-Genética, Pró-Fêmeas, Pró-Sêmen e Pró-Embrião.

Segundo o governador Mauro Carlesse, o Mais Genética Tocantins é fundamental para o melhoramento do rebanho tocantinense. “Com essa política que o governo está implantando vamos dar melhores condições para os nossos produtores competirem nesse mercado extremamente importante para a economia do Estado. O que queremos é oferecer um produto com mais qualidade e nem sempre o produtor tem acesso à tecnologias mais avançadas. E nossa função é essa enquanto governo, criar as políticas que vão facilitar a vida do produtor e gerar desenvolvimento”, disse.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum, ressaltou que o decreto é muito importante porque coloca o Tocantins como um Estado à frente num projeto de melhoramento que procura aprimorar o seu rebanho e reunir esforços de todas as entidades envolvidas no setor da pecuária de corte e leite. “Além disso, por meio do programa pretendemos abrir linhas de crédito com juros mais baixos para fazer um programa de retenção de fêmeas para aumentar nossa população bovina”, disse.

Para o presidente da ABRALEITE Associação Brasileira dos Produtores de Leite, Geraldo Borges, o programa servirá como modelo para os demais estados brasileiros porque é um incentivo a ações voltadas à melhoria genética do rebanho tocantinense, envolvendo todos os estágios do sistema produtivo, adotando práticas de outras ações institucionais já disponíveis. “É um programa que abraça todas as áreas necessárias para a expansão genética do rebanho. E se o governo está disposto a ajudar, essa iniciativa com certeza vai se traduzir com ganho de produção”, afirmou.
Embrapa

O Governo do Tocantins prorrogou convênio de cooperação técnica com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) por um período de cinco anos. O convênio viabiliza o prosseguimento de pesquisas científicas e desenvolvimento tecnológico em parceria entre a Embrapa e órgãos ligados ao governo do Tocantins, como Seagro, Ruraltins, Unitins e Secretaria do Meio Ambiente.

1° Fórum da Cadeia Produtiva do Leite no Tocantins

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e parceiros como a ABRALEITE realizaram o 1º Fórum da Cadeia Produtiva do Leite no Tocantins na Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2019), no Portal da Pecuária, no dia 8, dentro da programação do evento, que terminou em 11/05, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Na programação do Fórum aconteceram diversas atividades como palestras e demonstrações de atividades leiteiras, principalmente, na área sanitária e de combate a doenças como a mastite bovina.

A palestrante Carla Vasconcelos apresentou ferramentas para serem usadas no controle da mastite bovina.  A doença pode reduzir a produção do leite de 20% a 70%, dependendo da gravidade da mastite. “Além disso diminui o valor dos produtos e  causa doença clínicas nos animais”, destacou.

A médica veterinária da Seagro, Érika Jardim, explicou que o Fórum é mais um incentivo à cadeia produtiva da produção leiteria. “É um evento que mostra a importância da produção do segmento para o desenvolvimento da cadeia produtiva com um todo no Tocantins”, afirmou.

O presidente da ABRALEITE Associação Brasileira dos Produtores de Leite, Geraldo Borges, abordou diversos temas em sua palestra como: políticas públicas para a pecuária leiteira, defesa da classe produtora de leite, necessidade de se aumentar o consumo interno e exportações de lácteos. “O importante é mostrar os gargalos que impedem a competitividade, sendo o custo da produção o maior problema na cadeia produtiva do leite”, argumentou o presidente da ABRALEITE.

“A assinatura do decreto do Programa Mais Genética, assim como a realização do Forum da Pecuária Leiteira, mostra a intenção do governo do Tocantins em fortalecer a pecuária do estado” finalizou o diretor de Agricultura e Pecuária da Seagro-TO, que também é produtor de leite e membro do Conselho de Representantes Estaduais da ABRALEITE pelo Estado do Tocantins.

Contribuíram: Elmiro de Deus e Celso Gick (Governo do Tocantins)

 

 

Se você ainda não é associado, associe-se já! Acesse nosso site:
http://abraleite.org.br/associe-se-ja/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *