Simpósio em Castanhal e reuniões na FAEPA e Irituia, agendas ABRALEITE/Pará

Palestra magna no Simpósio proferida pelo presidente da ABRALEITE

Secretário de agricultura de Castanhal, Francisco Carlos Souza, entregando fichas de filiação à ABRALEITE dele e de sua empresa. Recebe as fichas, o presidente da ABRALEITE, acompanhado do conselheiro Carlos Magno

Parte dos produtores de Irituia e região que filiaram à ABRALEITE

Abertura da reunião em Irituia

Presidente do Sindicato de Irituia, Tomaz Pina Maia, entrega sua ficha, a de sua empresa e a do Sindicato filiando todos à ABRALEITE. Recebe as fichas, o presidente da ABRALEITE, acompanhado do conselheiro Carlos Magno e do representante da FAEPA e do SENAR-PA, Dácio Carvalho

 

V Simpósio de Manejo de Gado Leiteiro

Foi realizado no dia 11 de setembro durante a 51ª EXPOFAC-Exposição Agropecuária de Castanhal, no Salão de Eventos do Parque de Exposições Pedro Coelho da Mota, na cidade de Castanhal, a 5ª versão anual do Simpósio de Manejo de Gado Leiteiro.

O evento foi dividido em duas etapas, sendo palestras na parte da manhã no Parque de Exposições e a “Tarde de Campo” no Campus de Castanhal do Instituto Federal do Pará.

O Simpósio teve sua abertura com a palestra magna da ABRALEITE, ministrada pelo presidente Geraldo Borges, intitulada “Construindo um cenário melhor para pecuária leiteira no Brasil”.
Nela foi apresentada a missão da ABRALEITE, o trabalho desenvolvido por essa jovem Associação junto ao Executivo e o Legislativo na capital do país, o trabalho na defesa da classe produtora de leite e seu produto e também foram colocadas as mudanças que deverão ocorrer, ameaças e oportunidades que podem surgir na cadeia produtiva do leite do Brasil.

A segunda palestra do dia foi proferida pelo gerente estadual e coordenador da Assistência Técnica e Gerencial Regional-ATeG, Dácio Carvalho, intitulada “Desafios e perspectivas da pecuária leiteira estadual”.

A última palestra foi ministrada pela Msc. Lorena Samara Gama Pantoja, com o título “Novas regras para produção de leite: Instruções Normativas 76 e 77”.

Após as palestras houve a mesa redonda, coordenada pelo secretário de agricultura de Castanhal, Francisco Carlos Almeida de Souza, oportunidade que o público presente pôde direcionar perguntas aos três palestrantes.

Por todo o dia houve a filiação à ABRALEITE de 250 pessoas presentes e que contaram com a mobilização do conselheiro da ABRALEITE, Carlos Magno Chaves Oliveira.

Durante o Simpósio foram servidos queijos, iogurtes, leite e outros derivados lácteos.

Após o Simpósio foi a vez da visita a campo na “Tarde de Campo do Milho” com o tema silagem de milho alternativa para alimentação do gado leiteiro.

O V Simpósio de Manejo do Gado Leiteiro foi realizado pelo Instituto Federal do Pará-Campus Castanhal em conjunto com a Secretaria de Agricultura de Castanhal, com apoio da ABRALEITE, FAEPA, SENAR-PA e Sindicato dos Produtores Rurais de Castanhal. Contou com o patrocínio de Ondrone- Otimizando Resultados com Drones, AgroPrimer Consultoria e Treinamentos, Agrogomes e Laticínios Kamy.

Reunião com presidência da FAEPA

Na noite do dia 11 de setembro o presidente ABRALEITE, acompanhado do conselheiro Carlos Magno Chaves Oliveira, foi recebido pelo presidente da FAEPA, Carlos Xavier, juntamente a presidentes de Sindicatos de Produtores Rurais paraenses, o superintendente do SENAR-PA, Walter Cardoso e o coordenador da Assistência Técnica e Gerencial Regional-ATeG, Dácio Carvalho.

Na reunião foram tratados assuntos relacionados à pecuária leiteira no Estado do Pará e foram prospectadas parcerias entre estas entidades, no sentido da realização de ações e eventos para o desenvolvimento da pecuária leiteira no estado do Pará.

Reunião com produtores de leite em Irituia-PA

No dia 12 de setembro a ABRALEITE esteve em reunião com produtores de leite de Irituia e região, através de uma mobilização efetuada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Irituia.

A reunião foi realizada no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Piedade e contou com a presença do presidente do Sindicato, Tomaz Pina Maia e pequenos produtores do município de Irituia e de outros municípios vizinhos, que além de participarem da reunião puderam assistir uma palestra do presidente da ABRALEITE, que falou sobre a situação atual da cadeia produtiva do leite e as perspectivas envolvendo ameaças e oportunidades.
Também falou da necessidade de todos os produtores aumentarem sua eficiência de produção, para em conjunto com as políticas públicas trabalhadas pela ABRALEITE poderem superar as dificuldades desta atividade.

Acompanharam o presidente da ABRALEITE, o conselheiro Carlos Magno Chaves Oliveira, que também é presidente da Associação Amigos do Leite de Rondon do Pará e Região-AMILEITE e o coordenador da Assistência Técnica e Gerencial Regional-ATeG, Dácio Carvalho.

Todos os produtores presentes à reunião Irituia se filiaram à ABRALEITE.

O Sindicato Rural de Irituia disponibilizou produtos lácteos para os participantes se alimentarem durante o evento.

ABRALEITE no Pará

A presidência da ABRALEITE já esteve nos dois anos de existência desta Entidade, por 7 ocasiões em reuniões e palestras nas seguintes cidades: Redenção, Rondon do Pará, Belém (2x), Ilha de Marajó, Castanhal e Irituia.
As próximas a serem visitadas serão Marabá, Tucumã e Santana do Araguaia.
Em todo estado do Pará há 8 conselheiros representantes estaduais da ABRALEITE:
1. Antônio Santana de Paula
2. Carlos Magno Chaves Oliveira
3. Cecília Anelise de Araújo Guimarães Pinheiro
4. Helinton Luiz Sierra
5. Jamiro Goudinho de Lima
6. Joel Ferrarini
7. José Maria Goldschmidt Filho
8. Mateus Ferraz Souza

 

 

Se você ainda não é associado, associe-se já! Acesse nosso site:
http://abraleite.org.br/associe-se-ja/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *