AgriPoint Day, Cepea, Clínica do Leite, MDA-ABRALEITE em Piracicaba 15 e 16/10/19

Presidentes da ABRALEITE Geraldo Borges e Roberto Jank Jr, com conselheiros de SP Ingo Kalder, Renato Landini, Roberta Bertin Barros e Wander Bastos, na abertura da palestra da ABRALEITE no AgripointDay, na companhia de Marcelo Pereira

Debate com a participação de Marcelo Martins pela Associação Viva Lácteos, Geraldo Borges pela ABRALEITE e Marcelo Pereira de Carvalho pela AgriPoint

Público seleto convidado da AgriPoint para o AgriPoint Day

Reunião no CEPEA, Sérgio de Zen e sua equipe (Thiago Carvalho, Regina Mazzini Mazzini e Juliana) recebem presidentes da ABRALEITE, Geraldo Borges e Roberto Jank Jr. e conselheiros Renato Landini, Wander Bastos, Roberta Bertin Barros, Martin Brewer e Ingo Kalder

Reunião da ABRALEITE com Paulo Machado da Clínica do Leite e do Master Dairy Administration-MDA

O Presidente da ABRALEITE, Geraldo Borges, juntamente com um dos Vice-Presidentes da entidade, Roberto Jank e mais alguns Conselheiros da ABRALEITE representantes do Estado de São Paulo, estiveram em Piracicaba-SP, nos dias 15 e 16/Outubro p.p., participando de eventos ligados a cadeia do Leite.

Os membros do Conselho de representantes estaduais da ABRALEITE presentes foram: Ingo Kalder, Martin Breuer, Renato Landini, Roberta Bertin Barros, Wander Barros e Luciano Cuppari representando o conselheiro Eugênio Deliberato.

AgriPoint Day

O primeiro compromisso, foi o XIX AgriPoint Day, tradicional evento que se realiza todos os anos, reunindo profissionais de toda a cadeia leiteira, sobre oportunidades, desafios e inovações para a cadeia do leite.

O evento ocorreu no AGTECH GARAGE, em ambiente inovador, e focou nas mudanças da cadeia do leite, envolvendo indústria, produção e tecnologia, além de abordar as perspectivas de mercado em 2020.

O evento liderado pelo Marcelo Pereira de Carvalho, CEO da AgriPoint, contou com apresentações do Presidente da ABRALEITE, Geraldo Borges que discorreu sobre os desafios que os produtores tem enfrentado no seu dia-a-dia para se adequar às condições de produção de leite e ao mercado, falou dos desafios e oportunidades que a cadeia produtiva do leite oferece e também lembrou do pouco tempo da entidade e o excelente trabalho que tem sido feito e que tem trazido resultados positivos à toda cadeia leiteira.

Outra apresentação, foi do Marcelo Costa Martins, Diretor Executivo da VIVA LÁCTEOS, que abordou a situação da conjuntura econômica no Brasil, e os pontos relevantes que todos, tanto produtores como indústria, precisam ficar atentos, como por exemplo a questão tributária, que pode afetar a todos.

O lema da reunião “Conexão Gera Inovação” foi bem abordado por ambas as associações, que destacaram a necessidade de comunicação aberta e transparente, para que toda a cadeia possa superar os desafios e fazer com que Produtores, Indústria e Governo consigam alcançar os melhores resultados para a comunidade.

José Augusto Tomé, CEO do Agtech Garage, falou sobre o papel das Start-ups no processo de inovação aberta e a sua importância para o Agronegócio.

Valter Galan, sócio da MilkPoint Mercado, mostrou o que aconteceu no mercado com relação ao comportamento de preços com base nos produtos de leite pago ao produtor, leite UHT, Yogurtes, Queijo Mussarela. O que chamou a atenção foi a estabilidade de preços pagos ao produtor em 2019 e as baixas margens no leite UHT, e o consumo mais baixo que faz com que o consumo per capita no Brasil fique inalterado.

As discussões sobre a necessidade do Brasil exportar leite para trazer um equilíbrio maior também foi abordado, apesar da falta de competitividade.

Com tudo isso, as perspectivas para o final do ano de 2019 e início 2020 são alvissareiras, com a possibilidade de preços firmes e um RCMR (receita menos custo de ração), que pode vir a ser um dos melhores nos últimos 8 anos.

Cepea

No dia seguinte, por iniciativa da ABRALEITE, houve uma reunião com a equipe do Cepea que trabalha com o índice para leite.
O grupo da ABRALEITE composto por 7 membros, incluindo o presidente, Geraldo Borges, o vice-presidente Roberto Jank Jr., e 7 conselheiros estaduais de São Paulo, tiveram uma reunião extremamente proveitosa e que teve a presença do Prof Dr Sergio de Zen, diretor do Cepea e também atual presidente da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz-FEALQ.

O principal assunto discutido foi a metodologia em que se baseia o cálculo do preço médio que é publicado pelo Cepea e serve como referência para determinação de preço pago pela indústria.

Um ponto que todos concordaram, inclusive com um forte interesse da equipe do Cepea, é de assegurar maior transparência para o setor, sobretudo garantindo o entendimento da metodologia do indicador/Cepea. A coleta de preços desagregada por produtor tem proporcionado maior aderência dos dados à realidade, segundo avaliação do Cepea. Os dados são enviados por indústrias e cooperativas e o projeto conta com o apoio da OCB e Viva Lácteos. Discutiu-se, ainda a necessidade de coordenação das diferentes instituições e associações dentro da cadeia, a fim de promover um ambiente mais transparente de negociações.

Neste ponto, a participação da ABRALEITE de forma mais ativa neste processo é algo benvindo, de acordo com a equipe do Cepea.
É fundamental que todos os elos, que tem relação com o futuro da cadeia do leite no Brasil, se unam, com força, para que o leite, que está presente em 99% dos municípios brasileiros, com exceção de 66 municípios, possa cumprir seu importante papel na economia brasileira.

Clínica do leite/Master Dairy Adrimistration-MDA

No mesmo dia, o mesmo grupo teve um almoço com o Prof Dr Paulo Machado, diretor dos Institutos Clínica do Leite e Agro + Lean, para discutir oportunidades entre a ABRALEITE e o Instituto Clínica do Leite e Instituto Agro+Lean, para o produtor de leite, que promove o renomado curso Master Dairy Adrimistration-MDA.

Ambas instituições se comprometeram a trabalhar em cima desta iniciativa, que foi muito bem recebida.

AgriPoint

Por final, na tarde do dia 16, Marcelo Pereira de Carvalho, CEO da Agripoint convidou os representantes da ABRALEITE para uma última reunião da rica agenda da ABRALEITE em Piracicaba dos dias 15 e 16 de Outubro.

Nesta ocasião Marcelo pode apresentar todo o portfólio da empresa (EducaPoint, MilkPoint Mercado, Interleite Sul, Interleite Brasil e Dairy Vision) e conversar sobre parcerias entre a AgriPoint e a ABRALEITE, que também serão desenvolvidas nos próximos dias.

Se você ainda não é associado, associe-se já! Acesse nosso site:
http://abraleite.org.br/associe-se-ja/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *