ABRALEITE na Equipe Gestora Nacional Programa Nacional de Erradicação da Aftosa

Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa – PNEFA

Reunião da Equipe Gestora Nacional, com a ABRALEITE participando, representada pelo conselheiro Wander Bastos

 

ABRALEITE na Equipe Gestora Nacional do Programa Nacional de Erradicação da Aftosa

A ABRALEITE passou a fazer parte da Equipe Gestora Nacional do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa-PNEFA, no âmbito do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA, no Departamento de Saúde Animal (DSA).

O conselheiro representante da ABRALEITE pelo estado de São Paulo, Wander Bastos, que além de produtor também é veterinário, foi nomeado pela presidência da ABRALEITE para ser seu titular nesta Equipe Gestora Nacional e participar deste importante Fórum de discussão para a construção de um Plano que irá impactar positivamente o Setor, pois estão sendo elaboradas estratégias que possam promover a segurança para a retirada da vacinação e assim o Brasil ser considerado País com status livre de Febre Aftosa sem vacinação. Wander tem trabalhado neste assunto da aftosa, sendo membro do Conselho Gestor Estadual do PNEFA em SP e presidente do Conselho Gestor do Bloco IV, composto pelos estados de SP, MG, RJ, ES, BA, SE, GO, TO, DF, MS e MT.

O representante titular da ABRALEITE participou no dia 25 de outubro de reunião promovida na sede do MAPA em Brasília e estará atuando nesta Equipe Gestora.

“Debatemos dois pontos, o 1° foi a implantação de um sistema de comunicação eficiente, para que cheguem ao produtor as informações do Plano, para que o produtor saiba o que fazer caso aconteça algum caso da doença. O 2° ponto debatido ainda sobre comunicação, foi para que os serviços veterinários privados e os oficiais, sejam estadual ou federal, estejam alinhados. E devido o tamanho de nosso país e os sistemas de produção serem variados, essa comunicação e ou integração tem que estar ajustada, pois há muitos produtores com assistência técnica privada, que seriam os primeiros a identificarem a doença. Outro ponto tratado na reunião foi sobre a avaliação do Serviço Veterinários Oficial-SVO, estaduais e federal, o Quali SV, juntamente com as ações, devem ser ajustados, dando maior peso para algumas ações mais importante e menor peso em outras ações. Estas discussões foram apenas iniciadas”, comentou Wander Bastos.

Além da ABRALEITE, fazem parte da Equipe e estavam na reunião além dos técnicos do DSA do MAPA, os representantes das entidades ABIEC, ABPA, ABRAFRIGO, CFMV, CNA, FONESA, SINDAN.

A pecuária leiteira, que é desenvolvida em 1 milhão 171 mil propriedades rurais no país, presente em 99% dos municípios brasileiros, tem a ABRALEITE como legítima representante dos produtores de leite de todo o país e era imprescindível a participação desta importante Associação neste Fórum.

 

 

Se você ainda não é associado, associe-se já! Acesse nosso site:
http://abraleite.org.br/associe-se-ja/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *