Reunião da ABRALEITE com ministra Tereza Cristina e Diretoria da FPA logo após eleições desta Frente.

Imagem: Ministra Tereza Cristina com o presidente da ABRALEITE Geraldo Borges e Diretoria da FPA na reunião neste dia 1°

Nesta terça-feira (1) o presidente da ABRALEITE, Geraldo Borges, representando a entidade, esteve em reunião com a ministra Tereza Cristina e a Diretoria atual e a recém eleita da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Na reunião, o presidente da ABRALEITE, apoiado pelo atual presidente da FPA, Alceu Moreira, pelo presidente eleito para o próximo biênio, Sergio Souza e por toda FPA, reforçou o pleito que vem solicitando ao governo federal desde outubro e que teve Nota Oficial da Associação datada de 06/11/2020.

Imagem: Presidente eleito da FPA Sérgio Souza e presidente atual Alceu Moreira recebem cumprimentos do presidente da ABRALEITE Geraldo Borges

Nota Oficial da ABRALEITE

Além de mostrar a necessidade de atuação urgente na suspensão temporária das importações predatórias de lácteos do Mercosul, que acentuaram o descontrole na cadeia láctea nacional, o presidente da ABRALEITE solicitou medida emergencial de controle do abastecimento dos principais insumos (milho e soja), cuja exportação não previa estratégia de estoque mínimo para abastecimento interno e se encontram com valores altíssimos, inviabilizando a pecuária leiteira nacional, que não tem exportações como outras cadeias de produção de proteína animal (aves, suínos e carne bovina), que encontram equilíbrio cambial com as exportações que acompanham a alta dos grãos.

Também foi comentada a necessidade de ações para médio e longo prazo como exportação de lácteos do bloco sul americano para outros continentes que está sendo estudado pela ministra e equipe.

A ministra está tratando destes assuntos com sua equipe e com a Diretoria da ABRALEITE e da FPA, na busca de soluções emergenciais e outras não paliativas, duradouras.

Eleição da FPA

Foi eleita a nova Diretoria que tomará posse no próximo ano.

O atual vice-presidente, deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) foi eleito para comandar o colegiado durante o biênio 2021/22, a partir da transmissão do cargo, marcada para fevereiro de 2021.

O deputado federal Sérgio Souza, logo após a reunião dessa terça, falou que o agro brasileiro tem grandes desafios, sendo os dois principais para os próximos dois anos “estabelecer, cada vez mais, segurança jurídica para produzirmos e estabelecer a real imagem do agro brasileiro perante o Brasil e os demais países do mundo”.
O deputado recém eleito entende que há uma visão distorcida do setor agropecuário brasileiro e que “é necessário que a população saiba a importância do agro do Brasil, não só para o país, mas também para o planeta”, ao ocupar hoje a posição de um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do planeta.

O presidente atual, deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), que antecede o recém-eleito deputado Sérgio Souza, ficando no biênio 2019/20, agradeceu muito o apoio dos demais parlamentares nas demandas que foram enfrentadas durante este mandato e disse ter imensa gratidão a todos e que “teve grandes ensinamentos durante o período que esteve à frente da FPA”.

Alceu comentou as inovações no Brasil, nos últimos anos, afirmando que não vieram dos outros setores. Segundo ele “o grito de modernidade veio da agricultura”, com o desenvolvimento do setor tanto na produção quanto na abertura de novos mercados mundo afora.

A deputada licenciada e ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que ocupou o cargo de presidente da FPA em 2018, enalteceu o trabalho desenvolvido por seu sucessor, Alceu Moreira, e se colocou à disposição do novo presidente, deputado Sérgio Souza, “para juntos buscarem soluções para vencer os desafios existentes e os que estão por vir”.

Sergio Souza em seu discurso, terminou dizendo que o setor tem pautas importantes a serem votadas nos próximos anos e “estou aqui para servir ao agro do Brasil e aos amigos parlamentares preocupados com o setor agropecuário no país”.

Chapa eleita na FPA 2021/2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *