2º Fórum Nacional do Leite

A cadeia do leite tem papel relevante na produção e geração de emprego e renda nos 99% dos municípios brasileiros em que está presente, com aproximadamente 1,2 milhão de propriedades produtoras de leite (IBGE). O Brasil é o 3o maior produtor mundial e é um dos poucos países com grande potencial de expansão, e poderá se tornar um exportador de lácteos relevante, como já acontece no agro brasileiro com outros produtos. Para fortalecer nosso setor é essencial que o trabalho seja em cadeia, convergente entre o setor primário, secundário e terciário, em busca de um ambiente institucional organizado e maduro.

O setor tem importância tanto em termos econômicos quanto sociais e passou a ter desde 2022 o Fórum Nacional do Leite, evento de âmbito nacional que dá voz à classe produtora de leite e abre espaço para discussões de políticas públicas e dos temas mais relevantes para o setor. A Associação Brasileira dos Produtores de Leite – ABRALEITE cria esse ambiente ideal de troca de ideias e avaliação dos desafios e oportunidades da cadeia do leite.

Público Alvo
Produtores, técnicos, empresários, lideranças do setor e políticas e profissionais do setor.

 DATA; 16 e 17 de Abril 2024

LOCAL: Embrapa – Brasília/DF

Assuntos em destaque: Políticas Públicas, ESG, Biosseguridade, Gestão, Mercado e Comunicação.

PROGRAMAÇÃO

16 de abril

Das 14h às 18h35

14h – Abertura

14h00 – Presidente da Embrapa, Dra. Sílvia Massruhá

14h10 – Coordenadora do 2° Fórum Nacional do Leite da ABRALEITE, Sra. Maria Antonieta Guazzelli

 14h15 –  Presidente da ABRALEITE, Sr. Geraldo Borges 

 14h25 – Representante do presidente da ASBRAER Sr. Natalino Souza, o Sr. Cleison Medas Duval (Presidente da Emater-DF)

 14h30 – Representante do Sr. João Martins Presidente da CNA, Sr. Jonadan Ma (vice-presidente da Comissão de Leite da CNA) 

 14h35 – Presidente da OCB, Sr. Márcio Lopes de Freitas

 14h40 – Vice-Presidente de Agronegócios e Agricultura Familiar do Banco do Brasil, Sr. Luiz Gustavo Braz Lage

14h50 –  Presidente da FPPL, deputada federal Sra. Ana Paula Junqueira Leão

15h00 –  Presidente da FPA, deputado federal Sr. Pedro Lupion

15h10 – Ministro do Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar MDA, Sr. Paulo Teixeira

15h20 – 6 vídeos institucionais dos patrocinadores ouro e prata

15h25 – Painel Biosseguridade

               15h25 – Saúde Única 

                Alessandro de Sá –  Pesquisador Embrapa Gado de Leite – Secretário-executivo do Portfólio Leite da Embrapa, coordenado por Brasília, pela Diretoria de Pesquisa e Inovação. Médico-veterinário, pela UFMG, com doutorado em Saúde Animal. É membro da equipe que atuou na criação do Selo que será lançado.

               15h40 – Como a biosseguridade pode impactar o resultado da sua propriedade                   

                  Eduardo Pires Macêdo – Departamento técnico da Boehringer Ingelheim – Médico Veterinário (Universidade Federal de Goiás), Químico Industrial (Instituto Federal de Goiás), Mestre em produção animal sustentável (Instituto Federal de Zootecnia – SP),Doutorando em qualidade do leite (Unesp – SP).

                        Bruno Carvalho – Pesquisador Embrapa Gado de Leite – Médico veterinário, com Doutorado em Reprodução Animal pela UFMG. Pesquisador da Embrapa Gado de Leite. Atua em pesquisa nas áreas de nutrição x reprodução, biotécnicas da reprodução , estresse térmico e biosseguridade em bovinos leiteiros

                        Sergio Soriano – Diretor Grupo Colorado – Leite e Laranja – Médico Veterinário trabalhando há 30 anos no Grupo Colorado, onde desenvolve um trabalho focado em pessoas, processos e resultados. Especialização em reprodução bovina e pós- graduado em Administração pela Faculdade Getúlio Vargas(FGV). Ministra cursos e treinamentos em várias áreas do agronegócio com ênfase nos resultados através das pessoas. MBA em gestão de pessoas e liderança(FGV). Professor convidado na faculdade Pecege-ESALQ, e com certificado Dairy Cattle Production & Management pela Universidade da Flórida em Gainesville.

                        Mauricio Coelho – Gestor Fazenda Santa Luzia – 3o. Vice presidente da ABRALEITE, Médico Veterinário e Gestor da Fazenda Santa Luzia

16h00 – Painel Mercado

        16h00 Situação Global – Cenário Futuro

             Hans Jöhr    – Ex-diretor corporativo de Agricultura na Nestlé, liderou estratégias globais de cadeia de suprimentos, incluindo a aquisição “Farmer Connect”. Atualmente, atua em conselhos como IFCN e SwissContact, além de ser presidente honorário da SAI Platform. Com vasta experiência em consultoria agroindustrial e prática agrícola internacional. Jöhr tem experiência trabalhando com mais de 50 países e mais de 30 trabalhos publicados.

16h20 – Vídeo Institucional Girolando

16h25 – Vídeo Institucional ABCZ

16h30 – MILK BREAK

16h50Painel Sustentabilidade

                 16h50 – Maximizando a Sustentabilidade e as Vantagens Econômicas na Produção Leiteira: Soluções Inovadoras para a Gestão de Efluentes

                 Luciano Penhalbel – MWM – Tuppy –  Responsável Técnico Comercial da área de Gestão de Efluentes e Bioplantas da MWM Tupy. Mestre em tecnologia  nuclear, Pós graduação em Administração de empresas e Engenheiro de Produção Mecânica, com mais de 25 anos de experiência profissional, nas áreas de desenvolvimento de produtos e gestão de negócios.

        17h45 – Painel Gestão e Melhoramento Genético

               17h45 – Produção eficiente de leite a pasto e a visão do programa balde cheio 

                Gustavo Pimentel  – LIC – Gov. Nova Zelândia –  Médico veterinário, pós graduado em manejo intensivo de pastagem com ênfase em pecuária leiteira, instrutor do programa balde cheio em SP e MG.

                Andre Novo – Embrapa Pecuária Sudeste – Engenheiro agrônomo formado pela Esalq-Usp, mestrado em Engenharia de Produção na Universidade Federal de São Carlos e phD pela Universidade de Wageningen, Países Baixos na área de Sistemas de Produção. Atualmente é analista e Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pecuária Sudeste onde trabalha com gestão da inovação para pecuária sustentável. Desde 2018 é coordenador nacional do Programa Balde Cheio.

               18h05 – Uso de tecnologia na Pecuária Leiteira: Superando os Desafios do Presente para um Futuro Sustentáve

              Cleocy Junior– Alta Genetics – Zootecnista pela Universidade Federal de Lavras e com especialização em Bovinocultura Leiteira, com mais de 20 anos de experiência dedicados ao setor da pecuária leiteira .Ao longo da carreira trabalhou em Associação de Raça e grandes multinacionais. É gerente de Mercado Leite na Alta Genetics no Brasil.

               18h20 – Programa Mais Pecuária Brasil

                Carlos Vinicius da Silva Nascimento – CONAFER                – Médico Veterinário formado pela Universidade Federal Rural da Amazônia, pós graduado em Bovinocultura de Corte, foi Gerente de Contas  Especiais de MSD no Estado do Pará, Coordenador do Projeto Genético Gir, Girolando e Nelore P.O do grupo Agropecuária Santa Bárbara, atuou nos Estados Unidos na empresa Carter Embryo Transfer Service. Tem ampla experiência em gestão de fazendas e programas de Biotecnologias. Atualmente é Diretor Técnico do Programa Mais Pecuária Brasil CONAFER

18h35 – Reunião EXCLUSIVA e conjunta da Diretoria e 3 Conselhos da ABRALEITE

17 de abril

Das 08h às 12h55

08h00- Painel Sustentabilidade

08h00 – Soluções Climáticas para a Pecuária – Por que precisamos de um kit de ferramentas de soluções para resgatar GEE do sistema alimentar

                       Frank Metloehener – UC David = Clear Center – Professor doutor e especialista em qualidade do ar em extensão cooperativa no Departamento de Ciência Animal da UC Davis. Frank também é diretor do Centro CLEAR, que tem dois núcleos – pesquisa e comunicação. O Centro CLEAR traz clareza para a intersecção da agricultura animal e do meio ambiente, ajudando nossa comunidade global a entender os impactos ambientais e de saúde humana do gado, para que possamos tomar decisões informadas sobre os alimentos que comemos e ao mesmo tempo reduzir os impactos ambientais.

          08h20 – Leite que faz a diferença construindo um futuro sustentável e nutritivo

           Samanta Pineda – AgroMais – Advogada especialista em Direito Socioambiental, Coordenadora de Gestão Ambiental pela DGQ da Alemanha. Palestrante em eventos e universidades nacionais e internacionais sobre temas relacionados à sustentabilidade, Diretora Executiva do Canal Agromais. Vice Presidente do IBRADES – Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade e Sócia fundadora do escritório Pineda e Krahn Sociedade de Advogados.

           08h35 – Mercado de Carbono e Inventário Nacional de Gases do Efeito Estufa          

           Maressa Vilela  – SRB – Produtora Rural ( Gv5 estrelas)  Coordenadora comitê sustentabilidade Sociedade Rural Brasileira, Diretora Abraleite, Diretora NFA; Conselheira no Conselho Superior do Agronegócio da FIESP – COSAG, Câmara Setorial do leite | MAPA pela SR, Câmara Setorial de florestas | MAPA pela SRB; Conselho do meio ambiente e desenvolvimento | CT MADS pela SRB

            08h50 –  Integração Produção de leite – Dejetos, Hortaliças e Agricultura

             Makoto Sekita – Sócio Fundador Sekita Agronegócios – Engenheiro Agronômico, formado em 1978, pela UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná). Foi tratorista, motorista de caminhão, saqueiro, e produtor rural. Acumulou, ao longo de sua história, habilidades de gestão que compartilha com a comunidade, no seu dia a dia.  O Sekita Agronegócios é uma das maiores produtoras brasileiras de alho, cenoura, beterraba e maior produtura de leite de Minas Gerais 

                  Joe Valle – Fazenda Malunga – Engenheiro florestal idealizador do Projeto Malunga, Empresário rural na área de produção orgânica .

             09h05 – Os benefícios da Energia Solar Fotovoltaica, para os produtores de leite e cooperativas

                 Isabella Sene – ABSOLAR – Engenheira de energia pela Universidade de Brasília e mestre em ciências do planejamento energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é especialista técnico-regulatório da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica.

             09h20 – O Impacto do Biogás e Biometano na Cadeia de Produção de Leite

              Bruna Jardim – ABiogás – Engenheira Aeroespacial, pós-graduada em Gestão Estratégica e mestranda em Energia e Ambiente pela Universidade de Brasília. Atualmente, desempenha a função de Analista técnica e Regulatória na Associação Brasileira do Biogás (ABiogás).

09h35 – Painel Comunicação

              09h20 – O agro é uma olimpíada. O leite merece a medalha olímpica! 

                Jose Luis Tejon – Biomarketing – Prêmio  personalidade agro 23/24 Abag : Ney Bittencourt de Araújo . Coordenador master internacional França & Brasil . Consultor conferencista colunista de várias mídias . Especialista em marketing e comunicação no sistema Agronegócio . Sócio diretor da Biomarketing . Membro do COSAG Conselho superior agro da fiesp e do Ccas ( conselho científico agro sustentável ) . Consultor projeto Biogas MWM

                09h55 – “Marca Agro do Brasil. Aqui começa um novo capítulo na história do setor.”

                 Ricardo Nicodemos – ABMRA – Profissional de marketing e comunicação, com formação e especialização em planejamento estratégico. Presidente da ABMRA – Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro; Diretor de planejamento da RV Mondel Comunicação, Conselheiro do MarkEsalq-USP, Mentor e criador do Movimento Todos A Uma Só Voz

10h10 – Painel Gestão

               10h10 – Mercado de Capitais para o Agro

                    Luiz Leite – IBZ Partners  – Graduado em Administração pela FGV-EAESP e MBA pela London Business School, com ênfase em Finanças e Comportamento Organizacional, é fundador da IBZ Capital Partners, dedicada a promover o Mercado de Capitais no setor Agropecuário, facilitando o acesso a financiamento de longo prazo com custo baixo. Atuou como Diretor de Mercado de Capitais na Open Co, principal Fintech de Crédito do Brasil, levantando mais de R$800 milhões em capital, estruturando 3 fundos de crédito e gerindo mais de R$1.5 bilhão em ativos. Trabalhou em Fusões e Aquisições (M&A) em Londres, liderou o IPO de R$600 milhões da Omega Energia (atual Serena), e foi analista de Equity Research no Bank of America Merrill Lynch, liderando a análise de mais de 15 empresas listadas e operações de abertura de capital na Bolsa de Valores no valor de R$2.5 bilhões.

             10h25 – “Como a consultoria pode impactar no resultado da pecuária de leite de uma região?” 

               Guilherme Pontes – Grupo Rehagro – Graduação em Medicina veterinária- UFMG Pós graduação pelo Rehagro Mestrado pela ESALQ Coordenador de projetos Rehagro Experiência na universidade da Flórida. Colaborador em grupo de pesquisa pela universidade de Guelph 

              10h40 – 10 reflexões sobre a competitividade do leite brasileiro

                      Glauco Carvalho – Embrapa Gado de Leite – Economista com Ph.D. em Economia Agrícola pela Texas A&M University. É pesquisador da Embrapa Gado de Leite e está à frente do portal do Centro de Inteligência do Leite. É membro titular da Câmara Setorial de Leite do Ministério da Agricultura. Foi gestor técnico da área de economia da Embrapa Gado de Leite. Suas pesquisas estão relacionadas ao mercado de leite, mercado de commodities, competitividade e impacto de políticas públicas.

10h55 – Painel Ciência, Pesquisa e Inovação

                 10h55 – Índice de Desempenho Hídrico da Propriedade Leiteira

                  Julio Palhares – Embrapa Pecuária Sudeste – Zootecnista, doutor em  Ciências da Engenharia Ambiental, Pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste nas áreas de manejo hídrico e de resíduos da pecuária e avaliação de impacto ambiental da produção animal.

                 11h10 – Produção de leite baixo carbono

                        Alexandre Berndt – Embrapa Sudeste – Biólogo e engenheiro agrônomo pela USP, mestre em Produção Animal pela ESALQ e doutor em Ecologia de Agroecossistemas pela USP. Tem experiência na área de Zootecnia com ênfase em Sistemas de Produção de Baixo Carbono principalmente em emissões de metano e estratégias de mitigação. Participou do último Inventário Nacional de Emissões. Participa do Grupo Técnico Consultivo sobre metano entérico da FAO / LEAP e representa a Embrapa na GASL – Agenda Global da Pecuária Sustentável da FAO.  Atualmente é Chefe-Geral da Embrapa Pecuária Sudeste e Presidente da SBZ – Sociedade Brasileira de Zootecnia.

11h25 – MILK BREAK

11h30 – Painel Mercado

             12h05 – “12 tendências do setor de leite e derivados para 2030” 

              Paulo Martins – Embrapa – Economista,  Mestrado em Economia Aplicada e Doutorado em Economia Aplicada pela Esalq/USP. Professor da Escola de Negócios da UFJF e Pesquisador da Embrapa. Foi Chefe-geral da Embrapa Gado de Leite em dois períodos, num total de 11 anos. Foi Secretário de Agropecuária e Abastecimento e Secretário de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora, por 4 anos . Foi Empreendedor Público no Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas por 3 anos e Assessor da Presidência da Itambé S.A. por 3 anos. Foi Secretário Executivo da Câmara Setorial do Leite e Derivados do Mapa por 4 anos e membro desta Câmara por outros 7 anos. Idealizador e coordenador do Ideas For Milk, o primeiro ecossistema de inovação criado no agronegócio brasileiro. É apresentador do quadro Acelera Agro na Rádio Transamérica, e do podcast Leite Futuro. É articulista das revistas Balde Branco e Indústria de Laticínios. É Conselheiro da Abraleite, da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro – ABMRA, e da Agência de Desenvolvimento da Zona da Mata e do Campo das Vertentes de Minas Gerais. Tem vários trabalhos  e capítulos de livros publicados sobre a Competitividade da Cadeia Produtiva do Letie. Atualmente é Assessor da presidência da Embrapa.

              12h15 –  Tendências Consumo Lácteos

               Andre H. Rodrigues  – Loudtt – Venture Consulting  – Focado em entender o comportamento de consumo do mercado de Food & Beverage & Hospitality. Andre fundou a Loudtt ha 10 anos e com mais de 100 projetos no Brasil e no Mundo; hoje fornece inteligências e insights para os maiores grupos de food service & industria do país; ajudando fundadores e empresas a lançarem os principais produtos e marcas de alimentos da atualidade.  Clientes incluem: Nestle, Kraft, Iguatemi, Ciatc, Rascal, St Marche; Marriot

                12h30 – Transformações na cadeia do leite no Brasil: evolução e desafios futuros 

                 Marcelo P. Carvalho – MilkPoint – Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ/USP, com mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela ESALQ/USP e MBA Executivo Internacional pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Sócio-fundador e CEO da empresa MilkPoint Ventures, que possui o site MilkPoint, os eventos Interleite Brasil, Interleite Sul e Dairy Vision; o EducaPoint.

                 12h50 – O futuro do Agro e Produtores Vencedores

                  Marcos Fava Neves – Markestrat – Professor  Faculdades de Administração USP em Ribeirão Preto e da FGV em São Paulo. Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP) em 1991, fez toda a carreira de pós-graduação em estratégias empresariais e chegou a professor titular da USP aos 40 anos de idade. Complementou sua pós-graduação na França (1995) e na Holanda (1998/1999) em Wageningen. Desde 2006 é Professor Internacional da Universidade de Buenos Aires, desde 2013 da Universidade de Purdue em Indiana (EUA). Fundador da Markestrat Consultoria Empresarial em 2004 e da Harven Agribusiness School em 2023.          

12h55 – Encerramento

*Programação Sujeita a alteração sem aviso prévio

     

PATROCÍNIO:

Ouro – Alta Genetics, Boehringer Ingelheim, Conafer, Lic Livestock  e MWM – Tupy do Brasil

Prata – Delaval

Bronze – ABCZ, Agroceres, Agroforte, Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, CCPR, Cresol, DSM, Embral Leilões, FAESP, Fazenda Colorado, Fazenda Floresta, Genex, Grupo AMB, KWS,  MSD-Merck e Co, Ourofino e Rehagro.

APOIO: ABIOGAS, ABMRA, ABSOLAR, Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, ABRAMILHO,  Agrindus, AGROMAIS, Agropecuária Palma, Agropecuária Rex, APLESULCA, ASBRAM, ASBIA, Auster Saúde Animal, AXYS e DNAmark, Barra Mansa, CAFEL, Grupo Cabo Verde Agricultura e Pecuária, CAVIL, CCPR-MG, CEMIL, CFMV/CRMVs, CENTROLEITE, COBAMA, COLACAP, COOPER, CORPLES, DENNER,  EMATER-DF, EMATER-MG, Estância K, Fazenda Bela Vista, Fazenda Colorado/Xandô, Fazenda Figueiredo,  Fazenda Malunga, Fazenda Santa Luzia, Fazenda Umari Affu, Fazendas Reunidas Antônio Carlos Pereira, Filhos e Netos, FPPL, IBA, Grupo Fiore, Hércules, Melkstad Agropecuária, MERLION TI, Milk Point,  Neolat – Queijos Ipanema, NFA, Nova Mix, Orostrato Olavo Silva Barbosa Espólio, Revista Leite Integral, Sekita Agronegócios, Superfoco, Vigor Alimentos e ZD Alimentos.

APOIO INSTITUCIONAL – Banco do Brasil, Embrapa, Sebrae

MÍDIA OFICIAL: Canal Rural

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO: Clique Aqui

PASSAGEM E HOSPEDAGEM:

Nathaly Siqueira Viagens – Priscila Rocha, João Souza ou Nathaly Siqueira Contato: 61-3054-6532 ou 61-9398-7057 E-mails: vendas@nathalysiqueira.tur.br finan@nathalysiqueira.tur.br contato@nathalysiqueira.tur.br