Leite Brasil

A Leite Brasil, que era também denominada Associação Brasileira dos Produtores de Leite, era uma entidade de classe de representação nacional dos produtores de leite, fundada em 1997 em São Paulo, sucessora da Associação Brasileira dos Produtores de Leite B, fundada em 1972, tinha como objetivos defender institucionalmente os produtores de leite nas esferas pública e privada, nacional e internacional, mediando conflitos e estabelecendo diretrizes que valorizassem a atividade e o produto leite.

Suas metas prioritárias eram melhorar a qualidade do leite, fomentar o consumo, proteger o mercado brasileiro, fazer marketing, defender o produtor formal e aumentar o seu quadro associativo.

A fundação da Leite Brasil decorreu da necessidade de se organizar uma entidade moderna, contemporânea e plenamente capacitada para enfrentar as grandes transformações que estão ocorrendo no mundo.

Todas essas transformações estão diretamente vinculadas à atividade: disputa acirrada do mercado interno e externo, maciça concentração do capitalismo industrial e financeiro, advento de tecnologias revolucionárias e a obsessiva exigência da qualidade alimentar pelos consumidores.

É nesse desafiador cenário que a Leite Brasil desenvolveu suas ações de defesa intransigente dos interesses de todos os produtores de leite do país, independentemente da localização, do volume de produção, do tipo de leite produzido ou de qualquer outra característica.

A Leite Brasil empunhou três bandeiras importantes, defesa da renda do produtor de leite, a extinção do leite informal e a modernização das normas de produção.

A Leite Brasil, ainda que uma entidade originalmente de produtores de leite, desempenhou um papel de defesa do setor agroindustrial do leite trabalhando em parceria com as entidades das industrias de laticínios e das empresas lácteas.

A Leite Brasil foi incorporada pela ABRALEITE (Associação Brasileira dos Produtores de Leite) em 21/12/2020, que tem os mesmos objetivos e missão. O setor deu um passo de gigante no sentido de remover os problemas que impedem a estruturação da atividade em bases reclamadas pelos produtores.

Para atingir esses objetivos, a ABRALEITE, com muita força política vem conseguindo apoio incondicional de seus associados, inclusive os advindos da Leite Brasil, exatamente como fizeram produtores estrangeiros em relação às suas entidades e que por isso mesmo dão as cartas no mercado mundial.

O produtor brasileiro precisa se conscientizar que nas suas próprias mãos está o futuro, e se ele não fizer isso poderá dizer adeus ao seu sonho de melhores dias. É um surrado discurso, mas que agora está chegando ao seu final. A sobrevivência da Leite Brasil, agora incorporada pela ABRALEITE, é a sobrevivência da classe produtora de leite brasileira.

A Leite Brasil iniciada em 1972, com 48 anos de existência, foi assim incorporada pela jovem ABRALEITE em 2020, com seus pouco mais de 3 anos e o setor da produção leiteira segue com maior força e representatividade.