A importância do momento certo do manejo no parto para a pecuária leiteira

O estudo sobre o manejo do parto em rebanhos leiteiros realizado pela University of British Columbia destaca a importância do momento da assistência ao parto na prevenção da metrite, uma doença metabólica e infecciosa comumente encontrada em vacas em transição. Seus efeitos prejudiciais na produção de leite e nas taxas de gestação futuras destacam a urgência em mitigar sua ocorrência.

O estudo acompanhou 567 vacas Holandesas, analisando diversos aspectos relacionados ao parto, incluindo a duração do trabalho de parto e o desenvolvimento de doenças uterinas. Vacas que receberam assistência aproximadamente 130 minutos após o início do trabalho de parto tiveram a menor probabilidade de desenvolver metrite. Por outro lado, intervenções muito precoces ou tardias durante o parto aumentaram o risco dessa condição debilitante.
Por isso da importância do manejo estratégico do parto no momento certo, podendo os produtores de leite reduzir efetivamente a incidência da doença e proteger a saúde do rebanho, implementando medidas proativas, como monitoramento regular e assistência oportuna com base em diretrizes estabelecidas. Estas estratégias podem
Reduzir o risco de metrite não apenas diminui os custos ao tratamento da doença, mas também que as vacas retornem ao serviço de forma mais rápida e eficiente, aumentando a produtividade e uma maior lucratividade para a operação leiteira.