O queijo contém os mesmos nutrientes do leite e do iogurte, como cálcio, proteínas e vitamina B12. Porém, dependendo do queijo, as quantidades podem variar.
Confira 5 benefícios de comer queijos!
AUXILIA NO EMAGRECIMENTO: O queijo, rico em proteínas, contribui para a sensação de saciedade e reduz o desejo de comer, devido à sua digestão mais lenta. Os melhores queijos para emagrecer são os mais claros, como queijo fresco, cottage e ricota. Além disso, estudos recentes sugerem que o butirato, formado no intestino após a fermentação do queijo, pode acelerar o metabolismo e auxiliar na queima de gordura corporal.
REDUÇÃO DO COLESTEROL RUIM:
Quando o intestino se encontra saudável, devido ao bom funcionamento através do consumo DE QUEIJO também é capaz de produzir mais butirato e, quantidades elevadas dessa substância, ajudam a diminuir os níveis elevados de colesterol ruim.
FORTALECE OSSOS E DENTES:
O queijo é uma excelente fonte de cálcio que promove a saúde dos ossos, prevenindo a osteoporose. Além disso, o queijo possui uma combinação de proteínas e vitaminas B, que facilitam a absorção de cálcio pelo corpo. Além de fortalecer os ossos, o queijo protege os dentes contra a erosão causada pelos ácidos presentes em bebidas como chá, café, vinho e refrigerantes.
REGULA O INTESTINO:
Igual ao iogurte, o queijo também possui um elevado teor de probióticos que ajudam a equilibrar a flora intestinal, evitando o surgimento de problemas como prisão de ventre ou diarreia.
PREVENÇÃO DE CÂNCER DE INTESTINO:
O butirato, que se forma no intestino devido à digestão do queijo, facilita o trabalho e a diferenciação das células intestinais, evitando que ocorram mutações neoplásicas ou que células alteradas se multipliquem para criar um câncer.
Fonte: Tua Saúde – Rede D’or
A ABRALEITE defende nacionalmente os interesses da classe produtora de leite, trabalha para o fortalecimento e crescimento do setor e para que o consumidor tenha alimentos saudáveis em suas mesas.