A ABRALEITE, junto com Viva Lácteos, G-100, ABIQ e ABLV, divulgou uma carta de repúdio à campanha “Mamíferos”, da empresa NotCo, que de forma irresponsável ataca o leite e seus consumidores. A peça publicitária, assinada pela agência David, associa o leite a doenças de maneira generalista, sem embasamento científico e com uma linguagem desrespeitosa, promovendo desinformação e incitando medo.
As entidades reforçam que o leite é um alimento nutritivo, acessível e essencial para a saúde humana, reconhecido por instituições como a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde. Produzido por mais de 1 milhão de produtores em todo o Brasil, ele gera renda, alimento e dignidade para milhões de brasileiros.
Mesmo após recomendação do CONAR para retirada do conteúdo do ar, a empresa seguiu veiculando a campanha, desrespeitando a ética e a concorrência leal. Por isso, as entidades exigem a retirada imediata das peças e ações contra a disseminação de fake news. O ataque da NotCo não atinge apenas o setor produtivo, mas também todos os consumidores brasileiros.