A PEDIDO DA ABRALEITE, SENADOR ÁLVARO DIAS RETIRA PROJETO DE LEI 827/2022, QUE PODERIA PREJUDICAR O SETOR AGROPECUÁRIO

Em 06/04, o presidente da ABRALEITE, Geraldo Borges, solicitou ao senador Álvaro Dias a retirada do PL 827/2022 que dispunha sobre o Estatuto dos Animais e dava outras providências.

 

A justificativa foi que dentre muitas ameaças que este Projeto de Lei traria, a principal seria inviabilizar o trabalho que está sendo desenvolvido pela ABRALEITE para o incentivo da criação, comercialização e exportação de vitelos, bezerros machos leiteiros, como uma fonte alternativa de receita aos milhares de produtores de leite do país. O PL também trazia em seu texto outros impedimentos à pecuária, como a proibição de exportação de bovinos, caprinos e ovinos vivos, dentre outras propostas que eram contra o setor  agropecuário nacional.

 

O senador entendeu que o projeto de lei seria danoso para o agronegócio e retirou o Projeto de Lei no dia seguinte ao pleito e conforme foi solicitado pelo presidente da ABRALEITE e protestos do setor.

 

Em uma mensagem à Presidência da ABRALEITE o senador Álvaro Dias afirmou: 

“A ABRALEITE será sempre ouvida por nós em assuntos que dizem respeito a pecuária, como no caso desse projeto que retirei para melhor avaliação”.