Realizado no último sábado (28), promovido pela Emater-DF em parceria com Teta Cheese Bar, BRB e a ABRALEITE e que contou com a participação de 20 queijarias do DF e entorno, concorrendo com 66 queijos em diversas categorias.
A presença de Geraldo Borges, presidente da ABRALEITE, acompanhado do coordenador da Comissão Nacional de Lácteos Artesanais da ABRALEITE, Wander Bastos, reforçou o compromisso da entidade com a valorização da produção artesanal de lácteos no Brasil, apoiando os produtores.
Geraldo destacou a relevância do Concurso como uma ferramenta para impulsionar a visibilidade queijos artesanais, além de incentivar a busca por registros oficiais e a ampliação de mercados, com agregação de valor para os produtores.
“A ABRALEITE sempre estará ao lado de iniciativas que valorizam a produção e a excelência dos produtos. Parabéns Emater-DF. Estamos aqui para fortalecer o setor e abrir novos horizontes para os produtores”, afirmou Geraldo Borges.
“Fiquei impressionado com a qualidade e quantidade dos queijos, parabéns aos produtores e à EMATER, que desenvolvem um grande trabalho na região” pontuou Wander Bastos.
Foram avaliadas 4 categorias de queijo: fresco de leite de vaca; maturado de leite de vaca; fresco de cabra, de ovelha e de búfala, além de maturado de cabra, de ovelha e de búfala.
O Concurso premiou 40 queijos com medalhas de ouro, prata e bronze, reconhecendo a qualidade da produção artesanal. Os conselheiros da ABRALEITE Joe Valle e Rodrigo Castro foram premiados com medalhas de ouro e bronze (ambos).
A iniciativa foi elogiada por autoridades presentes, como a deputada federal Bia Kicis, que apoia o desenvolvimento do setor agropecuário da região. “Momento ímpar o que vivenciamos hoje no Distrito Federal, ao realizar, em parceria com a ABRALEITE, o 1° Concurso de Queijos Artesanais do DF. Parabenizamos aos produtores que participaram e brindaram a população com queijos de tamanha qualidade. Agradeço a ABRALEITE pela parceria e sigamos em frente apoiando a quem mais precisa, nossos produtores.” afirmou Cleison Duval presidente da Emater-DF.
Por Agência Agrovenki