ABRALEITE destaca pautas do setor leiteiro através de entrevista do seu presidente ao Canal Terraviva do Grupo Bandeirantes de Comunicação,durante a Megaleite 2025, um dos maiores eventos da pecuária leiteira


Geraldo Borges, presidente da ABRALEITE, concedeu entrevista ao vivo ao Canal Terraviva, onde falou sobre a importância do evento, os principais desafios da cadeia produtiva do leite no Brasil e o papel da Associação na defesa e desenvolvimento do setor leiteiro nacional.
Na conversa com o jornalista Otávio Ceschi Júnior, o presidente destacou a Megaleite como excelente evento e seu papel como palco para discussões estratégicas entre produtores, técnicos, entidades e parlamentares. “É um evento espetacular, com presença maciça de políticos e lideranças, onde discutimos políticas públicas e caminhos para fortalecer a pecuária leiteira brasileira”, afirmou.
Geraldo Borges também reforçou a importância de melhorar a competitividade do setor. “O Brasil é o quarto maior produtor mundial de leite e o quinto maior consumidor de lácteos. Nossa produção está presente em quase todos os municípios do país, o que é positivo para gerar renda e fixar pessoas no campo. No entanto, enfrentamos desafios estruturais, especialmente em logística e comunicação”, disse.
Outro ponto de destaque foi a valorização da pesquisa científica e o papel da Embrapa. O presidente da ABRALEITE anunciou a realização do 3º Fórum Nacional do Leite, que acontecerá nos dias 24 e 25 de setembro, na sede da Embrapa, em Brasília. “É uma forma de reconhecermos o trabalho das 43 unidades e da diretoria da Embrapa e reforçarmos a parceria com a ciência e a inovação”, destacou.
Ao falar sobre o trabalho da ABRALEITE, Geraldo explicou que a associação atua de forma ampla, acompanhando mais de 100 projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional, defendendo os interesses dos produtores, combatendo propostas que ameaçam o setor e promovendo ações para aumentar a competitividade da cadeia leiteira – da produção, industrialização e comercialização. Falou das dezenas de pleitos junto ao Executivo. “Nosso foco é garantir políticas públicas que realmente apoiem o produtor de leite e fortaleçam a atividade no Brasil”, concluiu.
Confiram a entrevista completa.