Promovido pela ABRALEITE, o evento reuniu mais de 650 participantes para fortalecer a cadeia produtiva do leite e debater o futuro dela no Brasil.

O 3º Fórum Nacional do Leite, promovido pela ABRALEITE, reuniu mais de 650 participantes nos dias 24 e 25 de setembro em Brasília (DF), na sede da Embrapa. O evento consolidou-se como um dos principais pontos de encontro da cadeia produtiva do leite no Brasil, com a presença de produtores, especialistas, autoridades e representantes de instituições ligadas ao setor.

A abertura do evento foi feita pelo presidente da ABRALEITE, Geraldo Borges e a coordenadora do Evento Maria Antonieta Guazzelli, que também é diretora de Comunicação e Marketing da ABRALEITE. 

O presidente da ABRALEITE, Geraldo Borges, ressaltou que o Fórum é um espaço de diálogo e articulação entre todos os elos da cadeia. Ele destacou os desafios do setor, como os altos custos de produção, gargalos logísticos e ausência de políticas públicas efetivas, mas defendeu a união como caminho para superar obstáculos.

“O futuro do leite no Brasil depende da nossa união e da inclusão dos pequenos produtores. Não podemos ser espectadores, temos que ser protagonistas”, afirmou.

Antonieta destacou em sua fala a dedicação dos produtores:

“Nós, produtores de leite, sabemos o quanto de história tem em um copo de leite. Produzir leite é participar da construção do Brasil todos os dias todo leite conta uma história e devemos trabalhar em prol de um futuro compartilhado. Todas as nossas ações de melhoria do setor devem ser convergentes e abrangentes.”

A programação foi dividida em blocos temáticos – Nosso País, Nossa Associação, Nossa Fazenda, Nosso Setor, Nosso Rebanho e Nosso Leite – reunindo especialistas que abordaram desde gestão de pessoas nas fazendas e acesso ao crédito, até tendências de consumo, bem-estar animal e perspectivas de mercado.

Para a Abertura com a primeira temática – Nosso País, marcaram presença várias autoridades e lideranças, tendo fala:

a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, o senador Nelsinho Trad-presidente da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento da Embrapa, os deputados federais Zé Silva presidente da Frente Parlamentar  Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural, Ana Paula Leão presidente da Frente Parlamentar em apoio ao Produtor de Leite-FPPL e Domingos Sávio-presidente da Frente Parlamentar do Comércio e Serviço.

Também falaram o presidente da OCB Márcio Lopes de Freitas e o  coordenador da Câmara Técnica do Leite da OCB Marcelo Candiotto, reforçando o papel estratégico da pecuária leiteira para a economia e a segurança alimentar.

Entre os destaques estiveram o jornalista e ex-ministro Aldo Rebelo, que falou sobre o papel estratégico do leite para o Brasil; Leticia Jacintho, presidente da associação De Olho no Material Escolar, que apresentou iniciativas de engajamento e educação; e Nélio Hand, do Instituto Ovos Brasil, que mostrou como um programa de comunicação triplicou o consumo de ovos no país.

O evento foi encerrado com a exibição do documentário internacional “World Without Cows” (Um Mundo sem Vacas), dos jornalistas Michelle Michael e Brandon Whitworth. O filme mostra o impacto dos bovinos na vida humana e propõe uma reflexão sobre como seria o mundo sem eles.

A apresentação emocionou os participantes e reforçou a mensagem central do Fórum: o leite é mais do que alimento, é parte essencial da nutrição, da sustentabilidade e da cultura global.

A mídia oficial do evento foi o Canal Rural, com os seguintes patrocínios:

Diamante: Sebrae; Ouro: Alta, Biomatrix, CCPR, Dekalb, OrdMilk, JA Saúde Animal, Lactalis, MSD, Sistema OCB; Prata: MWM – Tupy do Brasil; Bronze: ABS, Agroceres, Delaval, Embral Leilões, KWS, Nutron, Ourofino, Pioneer, Rehagro, Supra, Tortuga, UCBVet.

E Apoios: ABCZ, ABMRA, Agrindus, Agrovenki, Agropecuária Rex, Agro+, Agropecuária Régia, Agropecuária Santa Maria, Alagro, Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Atilatte, Barra Mansa, Brasil Leite, Cafel, Canal Terraviva, Cooper, Centro Leite, Corples, Denner Agro, DNAMark, EMATER -DF, EMATER-MG, Estância Vitali, Fazendas Reunidas Antônio Carlos Pereira, Fazenda Arsego, Fazenda Cobiça, Fazenda Colorado/Xandô, Fazenda Figueiredo, Fazenda Floresta, Fazenda Ipe, Fazenda Malunga, Fazenda Santa Luzia, Genex, Grupo Fiore, GloboRural, Grupo Prado Ipanema, Melkstad, Milkpoint, Revista Balde Branco, Revista Hoards, Revista Leite Integral, Sekita, Sindicato Rural de Resende e True Type. Apoio Institucional da EMBRAPA.

O evento reforçou a importância do diálogo e da colaboração para a construção de um futuro promissor para a cadeia produtiva no país. A ABRALEITE já confirmou a data da próxima edição: o 4º Fórum Nacional do Leite será realizado nos dias 01 e 02 de setembro de 2026.