Entre os dias 13 e 15 de agosto de 2025, a ABRALEITE promoveu uma importante Missão Técnica/Empresarial com foco em promover a eficiência na produção trazendo maior competitividade para cadeia leiteira nacional, verificando boas práticas de produção, inovação tecnológica e integração agroindustrial no setor leiteiro.

A programação dessa, que foi a 2a Missão para o estado de SP promovida pela ABRALEITE, contemplou visitas a algumas das mais eficientes fazendas do estado de São Paulo, reunindo mais de 55 diretores e conselheiros da ABRALEITE e alguns representantes de várias regiões do país.

O objetivo da Missão foi proporcionar uma imersão técnica e estratégica em 7 propriedades rurais 4 agroindústrias de leite tipo A e 2 lojas de comercialização de lácteos, sendo essas fazendas e agroindústrias referência no país. Nessa ação foi promovida a troca de experiências e o fortalecimento da cadeia produtiva do leite.

A atividade também reforça o compromisso da ABRALEITE em fomentar conhecimento, estimular investimentos e aproximar os produtores das melhores práticas de gestão e produção do país, gerando mais eficiência, resultando em maior competitividade do setor.

A jornada começou em Itatiba-SP, com visita à Loja Atilatte e à Fazenda Atibainha, onde os participantes puderam conhecer de perto o sistema produtivo integrado ao Laticínio Atilatte, uma empresa reconhecida pela produção de lácteos de alto padrão, com forte presença no mercado premium e foco em produtos com qualidade e rastreabilidade.

Na sequência, a Missão seguiu para Mogi Mirim-SP, onde o grupo visitou a Fazenda Canto Porto, referência em genética e manejo de precisão.

No segundo dia, a programação incluiu a Fazenda e Laticínio Bela Vista, em Tapiratiba-SP, que alia produção leiteira eficiente à agroindustrialização local, e a Fazenda Audax, em Casa Branca-SP, um exemplo de modernização tecnológica em sistemas de produção de leite.

O último dia foi dedicado a visitas em Descalvado-SP, incluindo a Fazenda Santa Elizabeth, conhecida pelo foco em produtividade com gestão eficiente, além da Fazenda Santa Rita/Agrindus, responsável pela marca Letti, que combina bem-estar animal com uma linha diferenciada de leites frescos e rastreáveis com forte apelo na comunicação eficiente com o consumidor.

A Missão foi encerrada na Fazenda Colorado e Laticínio Xandô, em Araras-SP, a maior produtora de leite do país (Pesquisa Top 100 MilkPoint/ABRALEITE) e uma das mais tecnificadas fazendas leiteiras do país, que também opera o Laticínio Xandô, marca consolidada no mercado nacional.

A ABRALEITE agradece a todas as propriedades e empresas que abriram suas portas para esta iniciativa, demonstrando transparência, excelência técnica e compromisso com o futuro do leite brasileiro. A troca de experiências promovida pela missão reforça o papel do setor como vetor de desenvolvimento, inovação e sustentabilidade para o Brasil.

Para os próximos meses, a ABRALEITE, está agendando outras missões para estados como MG, PR e GO.