Na Tarde do dia 20 de dezembro 2018 o presidente da ABRALEITE, Geraldo Borges, esteve em reunião com economista e futuro secretário de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, o diplomata Marcos Troyjo, no CCBB em Brasília, onde está a Equipe de Transição do Governo Federal.
A pauta da reunião foi sobre os problemas das importações de leite em pó do Mercosul, sobre a necessidade de mudanças internas e abertura de mercados para exportação de lácteos brasileiros.
Na oportunidade o presidente da ABRALEITE falou das condições desiguais de comércio com os países membros do Mercosul e das diferenças tributárias, fiscais, cambiais e ambientais que envolvem o comércio entre as nações.
Falou, também, da diferença de preços entre os principais insumos, que podem chegar a quatro vezes mais caro no Brasil em relação aos países vizinhos e realçou que a alta carga tributária brasileira também é apontada como um dos principais entraves à concorrência entre os membros do bloco e que impede o Brasil ter preços competitivos de seus produtos lácteos, sobretudo o leite em pó, principal commodity láctea do mercado internacional.
O futuro secretário de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais recebeu muito bem todas as colocações do presidente da ABRALEITE, gostou muito da conversa que tiveram nesta reunião prévia e já deixou marcado para logo no começo do mandato fazer uma nova reunião com a ABRALEITE, para começar a trabalhar na solução desses problemas, que são antigos no país e que nunca tiveram um tratamento adequado por governos anteriores.
O secretário disse, ainda, que neste governo que se iniciará em janeiro 2019 há uma grande pré-disposição para resolver todos estes problemas explanados pela ABRALEITE, que representa mais de um milhão de produtores de leite em todo país e que ele reconhece a importância econômica e social da atividade leiteira para toda a nação.
Se você ainda não é associado, associe-se já! Acesse nosso site:
http://abraleite.org.br/associe-se-ja/