ABRALEITE visita ministro da Infraestrutura. Diversificação de modal de transporte, tabela de fretes, pavimentação e manutenção de rodovias foram assuntos tratados

Ministro da infraestrutura Tarcísio Freitas com presidente da ABRALEITE

Ministro em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura

 

O presidente da ABRALEITE, Geraldo Borges, representando a classe produtora de leite, esteve com o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, titular do Ministério da Infraestrutura, que é um órgão da administração direta do Estado brasileiro, responsável pelas políticas nacionais de trânsito e de transportes aéreo, ferroviário, rodoviário e aquaviário, além das infraestruturas aeroportuária e portuária.

Na visita, o presidente da ABRALEITE e o ministro conversaram sobre a necessidade de uma mudança drástica na matriz logística do país, que precisa avançar em outros modais de transporte de carga no Brasil como ferroviário e fluvial, deixando de ser praticamente só o modal rodoviário, que é extremamente oneroso, de difícil manutenção e ainda refém de paralisações como a ocorrida em maio de 2018, com a greve dos caminhoneiros, que dentre muitos prejuízos, provocou o descarte de milhões de litros de leite em várias regiões brasileiras.

A preocupação com a tabela de fretes em um país de livre economia, foi assunto tratado e também discutiram o problema vivido pela cadeia produtiva do leite no Brasil, país “continental” com estradas não pavimentadas e mal conservadas, o que torna a logística do leite in natura das propriedades rurais para as indústrias de laticínios extremamente onerosa e contribui negativamente diminuindo a competitividade dos produtos lácteos brasileiros no mercado internacional.

O ministro Tarcísio promete um ministério veloz, integrado e que atue em “perfeita harmonia” com o Programa de Parceria em Investimentos (PPI) e reconhece a importância da classe produtora na economia do Brasil e seu enorme papel social e de manutenção do homem no campo diminuindo os inchaços e problemas urbanos.

Entre os projetos mais avançados de infraestrutura ele cita a concessão de 12 aeroportos, já em março, além de quatro terminais portuários e a ferrovia Norte-Sul.

Ele também listou para um futuro próximo a ferrovia Leste-Oeste e audiências públicas para novas concessões rodoviárias, assim como a concessão da Nova Dutra já incorporando novas ferramentas tecnológicas como a cobrança por quilômetro rodado.

O ministro diz que pretende “usar todos os braços de estruturação ao alcance” da área citando o BNDES, a Caixa e o Banco Mundial, assim como a EPL (Empresa de Planejamento em Logística)

E completou dizendo:
“Governo nenhum dá solução para problema, eles são facilitadores. Quem vai dar a solução é a iniciativa privada”, diz Tarcísio.

O Ministério da Infraestrutura é sucessor do Ministério dos Transportes, tendo recebido a nova designação e as atribuições relativas ao trânsito com a chegada do novo presidente Jair Bolsonaro à Presidência da República.
Estas eram da competência do extinto Ministério das Cidades até então. A estrutura regimental do ministério foi estabelecida pelo Decreto 9.676/19.

A visita do presidente da ABRALEITE ao ministro da Infraestrutura ocorreu em fevereiro/19.

 

 

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