Leia a matéria e assista os vídeos que seguem abaixo da matéria (gravação AgroAsk e entrevista do diretor do MAPA ao Canal do Campo)
Castro, cidade da região dos Campos Gerais do estado do Paraná, chamada “capital nacional do leite” sediou no período de 13 a 17/08 a feira da cadeia leiteira Agroleite, com o tema desta edição 2019: “Um novo olhar”.
Castro tem 10% da população envolvida na atividade leiteira, trabalhando no segmento leiteiro com um dos maiores índices de qualidade, eficiência na produção e organização.
O Agroleite é um evento técnico voltado a todas as fases da cadeia do leite, que mostra através de sua programação o potencial de produção de leite da região nos aspectos qualitativo e quantitativo.
A programação é repleta de atrativos, composta por exposição de animais, torneio leiteiro, leilão, dia de campo, clube de bezerras, dinâmica de máquinas, fóruns, seminário internacional, painel para se discutir genética, alimentação, qualidade animal, qualidade do leite e tecnologias voltadas ao setor. E ainda há o Troféu Agroleite, conhecido como o “Oscar da Pecuária Leiteira Brasileira” que premia empresas do setor eleitas melhores do ano.
A ABRALEITE neste ano participou de dois momentos muito importantes da Agroleite, que foi como convidada do Fórum da Agricultura-Agroleite e como co-promotora do AgroAsk, em conjunto com o Grupo Rehagro.
A deputada Aline fez o discurso de abertura, justificou a ausência do presidente da FPA, deputado Alceu Moreira, agradeceu a presença do presidente da ABRALEITE, Geraldo Borges, dizendo sobre como essa Associação é participativa em Brasília dentro da FPA e no Congresso Nacional de uma maneira geral e ainda falou sobre a atuação da FPA e os avanços do agro no Brasil.
O presidente da Castrolanda, Frans Borg, falou na abertura sobre a importância daquele evento, deu boas-vindas a todos para a Agroleite, agradeceu a presença do presidente da ABRALEITE, Geraldo Borges e comentou sobre o tema escolhido para esse ano “Um novo olhar” e a esperança que se renova em um novo Brasil.
Em seguida o deputado Zé Silva falou sobre conectividade e assistência técnica para o desenvolvimento do agronegócio.
O deputado Domingos Sávio falou sobre os desafios e avanços da cadeia leiteira, e passou a palavra para o deputado Evair de Mello, que falou um pouco sobre o cooperativismo no Brasil e os novos caminhos.
O representante do novo ministério da agricultura e da ministra Tereza Cristina, também fez alguns apontamentos sobre o agronegócio durante o Fórum.
Por fim os deputados responderam algumas dúvidas dos participantes do evento e a organização convidou os presentes para o evento da noite, o AgroAsk.
Dessa vez o tema foi “Os impactos do acordo Mercosul-União Europeia no mercado do leite brasileiro”.
– Geraldo Borges – Presidente da ABRALEITE Associação Brasileira dos Produtores de Leite.
O evento aconteceu na sede da Bouwman Tecnologia Agropecuária em Castro-PR e contou com a presença de muitos produtores, técnicos e lideranças regionais e nacionais da cadeia láctea brasileira.
A abertura do evento foi feita pelo representante do grupo Rehagro, Marcelo Ramos, em conjunto com o presidente da ABRALEITE, Geraldo Borges e a deputada federal Aline Sleutjes, que é de Castro PR, membro da FPA e liderança da base do governo federal.
O modelo AgroAsk, que viabiliza uma participação mais efetiva do público presente, foi um sucesso nesta Agroleite, não só pelo tema que é bastante importante no momento, mas também pelo alto nível do debate que aconteceu.
“Foi com imensa alegria que estive no evento AgroAsk promovido pela ABRALEITE e o Grupo Rehagro no grupo Bouwman. Castro é a capital nacional do leite, referência em tecnologia, quantidade e qualidade de leite e eventos como este, são importantíssimos para discutirmos os avanços e os desafios da cadeia leiteira. Precisamos pensar nas oportunidades que o livre comércio irá nos proporcionar, mas também procurar avançar e derrubar as barreiras que nos atrapalham frente os nossos concorrentes. Vejo que o governo federal é um grande parceiro do agro e me coloco à disposição para interceder, sugerir e adequar as pautas que os produtores acharem necessárias” falou a deputada federal Aline Sleutjes.
“O acordo do Mercosul e União Européia é mais oportunidade que desafio. Já temos regiões e empresas competitivas. E teremos tempo para desenhar políticas que corrijam assimetrias que hoje existem entre os dois blocos. A Embrapa está pronta para contribuir na construção deste novo cenário”, comentou o chefe geral da Embrapa Gado de Leite Paulo Martins.
“Debater os efeitos de um acordo comercial como este é fundamental para todos, principalmente para o setor do Leite no Brasil. Vamos aproveitar todas as oportunidades para tornar nosso setor competitivo e trazer estabilidade para o produtor rural” falou o representante do MAPA, Luiz Rangel.
Estavam presentes no AgroAsk a diretora da Revista Balde Branco, Marianna Correa, acompanhada do editor João Antônio Santos, que deram cobertura ao evento.
Assista através do link abaixo a gravação deste AgroAsk:
https://ideagri.com.br/posts/agroask-acordo-mercosul-uniao-europeia-e-o-leite-brasileiro-em-video
Assista no link abaixo a entrevista concedida ao Canal do Leite pelo Luis Rangel, diretor de estudos e prospecções da Secretaria de Política Agrícola do MAPA:
Se você ainda não é associado, associe-se já! Acesse nosso site: