Mais uma importante iniciativa da ABRALEITE. O presidente da entidade, Geraldo Borges, reuniu-se hoje com o presidente da CONAB Guilherme Ribeiro e o diretor de Política Agrícola e Informações, Sérgio De Zen.
A ABRALEITE cobrou o atendimento do pleito feito em 28 de abril de 2021, ainda na gestão anterior da CONAB, para inclusão de fontes de proteína (como farelo de soja e caroço de algodão) no programa de vendas em balcão. O presidente de Companhia Nacional de Abastecimento ficou de responder em breve.
Guilherme Ribeiro também se manifestou favoravelmente à derrubada dos vetos do presidente da República à MP 10642021, que trata do acesso de pequenos criadores aos estoques públicos de milho.
A reunião discutiu, ainda, o trabalho da CONAB em relação às análises de cenários e planejamento para gerar inteligência de mercado e garantir o abastecimento e a segurança alimentar.
“No caso do leite, esse processo é essencial para reduzir a volatilidade de preços e buscar soluções para o aumento da produção”, disse o diretor Sergio De Zen.
A CONAB também concentra esforços no estudo dos mercados internacionais. Uma constatação recente é a diminuição de plantéis de aves e suínos na Ásia e na União Europeia, o que pode significar redução do consumo de commodities (milho e soja) nessas regiões.
Outra análise envolve o conflito Rússia e Ucrânia, que pode interferir no ciclo produtivo de milho e trigo, reduzindo a oferta desses grãos em nível global. A Ucrânia tem terras férteis e é grande produtora desses cereais.
“O objetivo da agência de informações da CONAB é ter em mãos os dados mais precisos para estudos de cenários tanto nacionais quanto internacionais”, destacou o presidente Guilherme Ribeiro.