Neste ano, a FDA anunciou uma nova alegação de saúde qualificada para iogurte, reconhecendo a possível ligação entre o consumo regular e a redução do risco de diabetes Tipo 2. Foram permitidas duas versões da alegação: “Comer iogurte regularmente (pelo menos três porções por semana) pode reduzir o risco de diabetes Tipo 2, de acordo com evidências científicas limitadas” e “Comer iogurte regularmente pode reduzir o risco de diabetes Tipo 2.”
A alegação é baseada em evidências científicas limitadas, não atingindo o rigor exigido para uma alegação de saúde autorizada. A petição foi submetida pela Danone América do Norte, mas todos os fabricantes de iogurte podem usar a alegação em seus produtos. A decisão é resultado de quase cinco anos de análise de pesquisas com mais de 300.000 indivíduos. Nos EUA, mais de 37 milhões de pessoas são afetadas por diabetes, uma das 10 principais causas de morte.
A decisão foi aplaudida pela Associação Internacional de Alimentos Lácteos (IDFA), que destacou os benefícios do consumo regular de iogurte para a saúde pública. Roberta Wagner da IDFA enfatizou a importância de considerar essa decisão nas futuras Diretrizes Dietéticas, ressaltando que os produtos lácteos são essenciais para dietas saudáveis e equilibradas.
Fonte: Revista Hoard’s Dairyman Brasil