O consumo de leite de vaca não está correlacionado a maior risco no desenvolvimento de intolerância à lactose. Pelo contrário, observa-se uma relação inversa, onde um aumento no consumo de leite está associado a um menor risco de desenvolver intolerância à lactose. É importante destacar que a exclusão do leite da dieta, muitas vezes baseada apenas na autopercepção de intolerância, sem confirmação por meio de diagnóstico clínico, pode resultar em prejuízos nutricionais significativos.
A exclusão arbitrária do leite pode privar o indivíduo de importantes nutrientes, como cálcio, vitamina D e proteínas, presentes nesse alimento.
Além disso, mesmo para pacientes diagnosticados com intolerância, geralmente 12 g de lactose é tolerado sem sintomas.
Portanto, é fundamental basear as escolhas alimentares em diagnósticos clínicos precisos e considerar as informações científicas disponíveis ao avaliar o papel do leite na dieta. A inclusão adequada desse alimento pode contribuir para a obtenção de nutrientes essenciais, promovendo assim uma alimentação equilibrada e saudável.
Fonte: Consenso da Associação Brasileira de Nutrologia e da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição sobre o consumo de leite de vaca pelo ser humano. Set/2023
Gostou? O documento completo você pode também encontrar no site da ABRALEITE: https://x.gd/5Id1U