Momentos da palestra e do encontro:
“Trabalhando por um Cenário Melhor para a Pecuária Leiteira no Brasil”, tema da palestra da ABRALEITE, que foi o ponto máximo do encontro de produtores de leite realizado no município de Silveirânia, na Zona da Mata Mineira, no último dia 25 de abril.
O evento contou com a presença de mais de 220 produtores de leite dos municípios de Silveirânia, Tabuleiro, Mercês e Rio Pomba, além dos extensionistas locais, autoridades da região e lideranças dos produtores.
Na abertura, fizeram uso da palavra o extensionista agropecuário do município de Silveirânia Eurides José Cominetti, o prefeito municipal Jânio David Lamas, o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Silveirânia (APRUS) Mauro Américo Arantes, o gerente do Banco do Brasil de Rio Pomba, Robert Raison Garcia dos Santos, o gerente regional da Emater de Cataguases, Celso Luiz de Oliveira, o conselheiro da ABRALEITE Anselmo Senra Silva e representando a EMBRAPA Gado de Leite e os municipios produtores de leite Guarani e Descoberto, Armando da Costa Carvalho.
O presidente da ABRALEITE Associação Brasileira dos Produtores de Leite, Geraldo Borges, abordou temas atuais que estão em andamento no Congresso Nacional, apresentou duas leis sancionadas, leis que estão tramitando e as que estão em fase de aprovação, que tiveram interferência direta da ABRALEITE e possíveis ganhos que os produtores obterão com a aprovação das mesmas.
Falou das demandas junto ao governo federal, principalmente com a ministra da agricultura, Tereza Cristina e abordou de forma clara e sucinta o cenário global do mercado de lácteos, apresentando aos ouvintes os entraves da cadeia produtiva do leite brasileira e a visão da ABRALEITE sobre temas que determinarão o futuro da pecuária leiteira nacional e mundial.
Na sequência, o presidente da ABRALEITE apresentou os conselheiros estaduais Anselmo Senra Silva (diretor-presidente das Rações Ideal), Armando da Costa Carvalho (gerente de campo da Embrapa Experimental em Coronel Pacheco-MG) e Diogo Homem Borges da Costa (coordenador de bovinocultura da Regional de Cataguases), todos produtores da região e os colocou como elos de ligação entre os produtores e a Diretoria da Associação, esclarecendo dúvidas e analisando as demandas apresentadas.
Na ocasião, o gerente regional da Emater de Cataguases, Celso Luiz de Oliveira, disse: “Assim como a Assistência Técnica é importantíssima para para a atividade leiteira, o trabalho da ABRALEITE tem sido imprescindível para termos um cenário cada vez melhor para pecuária leiteira brasileira”.
Já o presidente da APRUS, Mauro Américo Arantes falou: “É muito bom saber e ver que temos uma ABRALEITE forte para defender os produtores de leite de todo o Brasil em Brasília. Uma associação que prega a união e a força de nossa classe de produtores de leite. Por isso me filiei e filiamos a APRUS à ABRALEITE!”
Anselmo Senra Silva falou da importância da Zona da Mata na genética nacional e citou “Silveirânia é referência no associativismo e a importância da ABRALEITE como fator motivacional para a organização dos produtores é muito grande”.
Ao final do evento os produtores fizeram a adesão em massa à ABRALEITE, entregando suas fichas de filiações, fortalecendo a ABRALEITE e garantindo maior representatividade da classe que desde julho de 2017 é representada por esta jovem e atuante Associação.
Contribuiu com esta matéria: Diogo Homem Borges da Costa (coordenador de bovinocultura da Regional de Cataguases).
Se você ainda não é associado, associe-se já! Acesse nosso site:
http://abraleite.org.br/associe-se-ja/