Na última segunda-feira (21), a ABRALEITE recebeu em sua Sede no Parque de Exposições da Granja do Torto em Brasília produtores de queijos artesanais do Distrito Federal e entorno, representantes da Emater-DF, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), e lideranças do setor leiteiro. O evento, organizado pela pela ABRALEITE e a Emater-DF, teve como foco o fortalecimento da cadeia produtiva de lácteos artesanais, discutindo desafios e oportunidades para os produtores da região.
O presidente da ABRALEITE, Geraldo Borges, destacou a importância da união entre os diferentes membros da cadeia produtiva. “Para que a gente tenha uma entidade e um setor fortes , é fundamental a união. Estamos aqui para avançar e com muita disposição de ajudar”, afirmou Borges. Ele ainda ressaltou que o encontro é uma continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido pela ABRALEITE e citou o exemplo do apoio ao Concurso de Queijos Artesanais promovido pela Emater-DF e outras ações que a ABRALEITE e parceiros tem promovido no sentido de promover a viabilidade da atividade, visibilidade e valorização para os produtores.
Cleison Duval, presidente da Emater-DF, também reforçou essa ideia, mencionando que o sucesso do setor depende da colaboração entre os diversos envolvidos na produção de queijos artesanais. “Essa é uma construção que começou lá atrás e vem dando passos consistentes. A criação da Rota do Queijo e o I Concurso Distrital de Queijos Artesanais foram iniciativas para fomentar essa cadeia, e vamos continuar avançando, já estamos em diálogo com o governador”, destacou Duval.
Segundo o secretário de Agricultura, Rafael Bueno, o leite já foi uma das principais cadeias produtivas do Distrito Federal e o objetivo agora é recuperar essa força de forma moderna e sustentável. “Precisamos garantir que os produtores tenham acesso ao mercado e contem com o apoio de iniciativas que fortaleçam a cadeia”, afirmou o secretário, apontando que o setor leiteiro é estratégico para o desenvolvimento rural da região.
O encontro contou com a palestra técnica do Dr. Paulo do Carmo Martins, Conselheiro da ABRALEITE, pesquisador da Embrapa e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Martins trouxe uma análise detalhada do mercado de lácteos artesanais, abordando o tema “Lácteos Artesanais: Um grande negócio ou um negócio grande?”. Ele destacou a crescente demanda dos consumidores por produtos com origem, história e qualidade, o que abre novas oportunidades para os produtores artesanais.
O evento também foi marcado pela ativa participação dos produtores, com diálogo e integração, promovendo discussões sobre os caminhos que podem fortalecer o mercado de queijos artesanais. Além de enfrentar os desafios da cadeia produtiva, as lideranças e produtores presentes no evento saíram com novas ideias e soluções para avançar no setor, criando um mercado mais estruturado e sustentável.
A ABRALEITE segue comprometida em desenvolver e apoiar iniciativas que fortaleçam o produtor de leite, integrando diferentes segmentos da cadeia produtiva e promovendo o desenvolvimento do setor no Brasil.