Numa força-tarefa, empreendida pelas instituições representantes do produtor de leite, ABRALEITE, CNA, OCB e outras 17 entidades, em conjunto com a FPPL, duas importantíssimas reuniões foram realizadas nesta semana em Brasília, junto ao MDA e ao MAPA, visando adoção de medidas emergenciais em relação às vultosas importações de produtos lácteos do Mercosul.
Na 1ª reunião, dia 19, o Ministro do MDA, Paulo Teixeira, recebeu a Presidente da FPPL, Dep. Federal Ana Paula Leão, o Presidente da ABRALEITE, Geraldo Borges, o 1° Vice-Pres. da Com. Nac. de Leite da CNA, Jônadan Ma, acompanhado do Dir. Técnico Bruno Lucchi e do Ass. Técnico Guilherme Mossa, a Gerente de Relações Institucionais da OCB Clara Maffia, e o Analista Técnico Institucional Fernando Pinheiro.
Foi apresentado ao Ministro o quadro alarmante das importações de leite que acontecem de forma agressiva desde agosto de 2022 e a gravidade da situação que os produtores de leite, notadamente os pequenos e médios, vem sofrendo com a concorrência desleal do produto importado, que além de desestimular a produção nacional, pode provocar o encolhimento da cadeia, em médio prazo, até mesmo o desabastecimento.
Três medidas estruturantes, que visam amenizar este quadro a médio e longo prazo, serão encaminhadas pelo MDA à outros ministérios como o MAPA e MDIC e também à CAMEX.
Na quarta-feira, dia 21, no MAPA, o Secr. Ex., Irajá Lacerda, juntamente com a Diretora da Secretaria de Com. e Rel. Internacionais, Ana Lúcia Gomes e o Secretário-Adjunto de Defesa Agropecuária Márcio Rezende, receberam além dos representantes acima já nominados, o Presidente da Com. Nac. de Leite da CNA, Ronei Volpi, o Coord. de Prod. Animal João Paulo Franco, o Coord. da Câmara do Leite da OCB, Vicente Nogueira, o Presidente do*Sind.Rural de Uberlândia e *Dir.*da ABRALEITE Thiago Silveira, além da Vice-Presidente e Secretária da FPPL, *Dep. Fed. Marussa e do Dep. Fed. Penzeti.
Foi consenso na reunião que, sendo a cadeia produtiva do leite um assunto de Estado, haja vista sua importância socioeconômica no país, será necessário a adoção de medidas emergenciais em relação a atual importação desenfreada e predatória do leite.
Assim, será solicitado pelo MAPA, uma reunião interministerial junto a Casa Civil da Presidência da República, para que o tema importação do leite, receba não só a devida atenção que merece como também possam ser adotadas medidas mitigatórias dos efeitos danosos da importação, a curto e médio prazo.