
A Associação Brasileira dos Produtores de Leite -ABRALEITE, representada pelo seu presidente, Geraldo Borges, marcou presença no evento “Agricultura Sustentável – Sistema Plantio Direto, Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas”.
A iniciativa do MAPA e da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (FEBRAPDP), entidade parceira da ABRALEITE, reuniu especialistas, pesquisadores e lideranças do setor agropecuário para debater soluções sustentáveis para o futuro da produção agropecuária no Brasil.
Realizado em Brasília (DF), o evento contou com a presença de importantes autoridades, incluindo o Secretário de Inovação Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Pedro Neto, a presidente da Embrapa, Silvia Massruha, renomados pesquisadores, como o professor Rattan Lal, especialista em manejo de carbono no solo e mudanças climáticas e o presidente da FEBRAPDP, Jonadan Ma. Entre os temas abordados estavam o impacto do sistema plantio direto na segurança alimentar e no sequestro de carbono, as melhores práticas para a saúde do solo e os desafios para ampliar a adoção de sistemas sustentáveis na agropecuária brasileira.
O presidente da ABRALEITE, Geraldo Borges, destacou a importância da participação do setor leiteiro nesses debates.
“A sustentabilidade da produção leiteira está diretamente ligada à preservação dos solos e ao uso eficiente dos recursos naturais. O sistema plantio direto pode contribuir significativamente para a melhoria da qualidade das pastagens, aumentando a produtividade e reduzindo os impactos ambientais. A ABRALEITE segue comprometida em apoiar soluções que fortaleçam a sustentabilidade da cadeia produtiva do leite, garantindo um futuro mais seguro e produtivo para nossos produtores.”




