ABRALEITE faz novo ciclo de visitas, reuniões, palestras e captação de novos associados na Paraíba. Em 2018 foi em Itaporanga e agora, nos dias 25 e 26, foi a vez de Campina Grande, João Pessoa, Barra de Santana e Alagoinha.
Confira abaixo toda a programação realizada:
Novidade em energias renováveis é lançada em Campina Grande-PB com presença da ABRALEITE
Em 25/10, a cidade de Campina Grande, segunda maior cidade da Paraíba, foi sede lançamento da 1ª Unidade Móvel de Energias Renováveis do Nordeste e a 2ª do Brasil.
O evento ocorreu no SENAI da Prata, e contou com a presença da ABRALEITE, representada pelo presidente Geraldo Borges, acompanhado do membro do Conselho de Representantes Estaduais da ABRALEITE pela Paraíba, Joaquim Dantas Vilar.
A estrutura foi apresentada ao público por Francisco Gadelha, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba-FIEP e pelo Procurador do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, Paulo Germano Arruda, por toda a manhã, em uma solenidade que também comemorou o encerramento da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, ocasião que reuniu a diretoria Regional do SENAI, instrutores e alunos da Instituição, lideranças, empresários e produtores rurais.
A Unidade Móvel de Energias Renováveis, fruto da parceria SENAI x Ministério Público do Trabalho, é equipada com as mais modernas tecnologias na área de energias renováveis e será utilizada na capacitação de mão de obra e conta com uma infraestrutura específica de energia solar fotovoltaica e energia eólica.
As vantagens oferecidas pela energia fotovoltaica para propriedades produtivas de leite despertaram atenção de milhares de produtores em todo o país nos últimos anos, muitos investiram na implantação deste sistema e muitos estudam investir.
A produção própria de energia reduz de forma robusta os custos com energia elétrica e novas/modernas tecnologias na área de energias renováveis são muito bem-vindas para a classe produtora.
ABRALEITE visita Embrapa Algodão em Campina Grande-PB
A equipe de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) da Embrapa Algodão recebeu, na última sexta-feira (25), visita do presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (ABRALEITE), Geraldo Borges, na sede da unidade, em Campina Grande-PB.
O encontro teve ainda a presença do conselheiro representante estadual da ABRALEITE pela Paraíba, Joaquim Dantas Vilar.
Na ocasião, o presidente da Associação falou sobre a importância do comprometimento do Nordeste no necessário desenvolvimento da cadeia do leite no Brasil.
Segundo José Geraldo Di Stefano, engenheiro agrônomo da Embrapa Algodão, o encontro foi uma oportunidade para reforçar a importância da ILPF no planejamento e organização dos sistemas de produção que subsidiam várias cadeias produtivas reponsavéis pela manutenção da qualidade de vida nas cidades.
Os membros da ABRALEITE e demais visitantes, além de participarem de uma reunião com apresentação da Associação, puderam ver experiências no campo, visitar o memorial do 1° presidente da Embrapa, o pernambucano José Irineu Cabral, e também conhecer o túnel ILPF, que mostrou a integração lavoura-pecuária-floresta por meio de realidade aumentada. Esta iniciativa da Associação Rede ILPF é uma parceria público-privada que visa ampliar a adoção de sistemas integrados de produção por parte dos produtores brasileiros, mostrando alguns benefícios dos sistemas de integração e ILPF, contribuindo para uma produção sustentável.
1° Barra Leite-PB com palestra magna da ABRALEITE
Nos dias 25 e 26 de outubro, na cidade de Barra de Santana no Cariri Paraibano, foi realizado o 1° Seminário de Produção de Leite da Região, que é conhecida como a maior bacia leiteira do estado.
O evento foi promovido pela Fazenda Eficiente (Pecuária Intensiva, Consultoria e Treinamento Ltda), em conjunto com o Sebrae-PB e a Aplevi-PB (Associação dos Produtores de Leite Concientes do Médio do Vale Paraíba) e contou com o apoio da ABRALEITE, Alta Genetics, Rancho Alegre Produtos Agropecuários, Prefeitura Municipal de Barra de Santana, Botas O Peão, Ordenor Ordenhadeiras, JC Rocha Materiais de Construção, Laticínio D’Leite, Laticínio LeBom, Laticínio Ipla/Sertão Jucurutu, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barra do Santana, Produtos do Campo, CNT Comercial Nossa Terra, Ducampo Produtos Agropecuários e MUBNutrição Animal.
A programação do 1° Barra Leite foi composta de mostra de animais leiteiros, oficinas e palestras.
A principal palestra do evento foi proferida no início da manhã do dia 26 pelo presidente da ABRALEITE, entitulada “Perspectivas do leite no Brasil”.
Nesta palestra foram abordados assuntos importantes da cadeia produtiva do leite nacional, onde foram mostradas as deficiências do setor, a missão da ABRALEITE-entidade representante dos produtores de leite do país, os mecanismos de atuação da entidade, como ela é composta e apresentadas realizações da ABRALEITE desde julho de 2017, data de sua criação.
Também foram apresentados os desafios e oportunidades da cadeia produtiva do leite brasileiro.
“Foi muito importante a realização do 1° Barra Leite para a região do Cariri Paraibano. Esse tipo de evento traz capacitações e informações aos produtores e profissionais da área, contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite como um todo. O apoio e participação da ABRALEITE em eventos como esse é de extrema importância para o setor e a presença do presidente aqui no Cariri, mostrando que a ABRALEITE trabalha para todos produtores de leite do Brasil, foi importantíssima para esta que é a maior bacia leiteira da Paraíba, composta por muitos pequenos produtores”, comentou o coordenador do evento e sócio da Fazenda Eficiente, Alexandre Cortes, que também é membro do Conselho de Representantes Estaduais da ABRALEITE na Paraíba.
Ao final do evento, além de sorteios, produtores e profissionais da área técnica e parceiros presentes se filiaram à ABRALEITE, como ocorreu nos dois dias de eventos, reuniões e visitas da ABRALEITE à Paraíba e como ocorre em todos os eventos no Brasil, que contam com a presença da Associação Brasileira dos Produtores de Leite.
Leilão de bovinos leiteiros na Estação Experimental de Alagoinha-PB
O Governo da Paraíba, através da Empresa Estadual de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer, vinculada à Sedap) realizou no dia 26, com início às 11h, leilão público de animais reprodutores e matrizes bovinas remanescentes dos plantéis da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa-PB), na Estação Experimental de Alagoinha, no Brejo paraibano.
Manoel Duré, diretor de pesquisa da Empaer, referenciou os animais colocados à venda neste leilão, como de alto padrão genético, reconhecido em todo o País.
Foram leiloados 15 animais da raça Guzerá, 15 da raça Gir e 18 da raça Sindi.
O pregão teve preço mínimo de lance baseado em avaliação realizada pela comissão técnica da Empaer, que foi de R$ 3 mil.
Os animais vendidos eram de raças zebuínas leiteiras, bastante procuradas por criadores nacionais que usam essa genética em suas seleções e também por produtores de leite que os utilizam em cruzamentos com taurinos, formando o Guzolando, o Girolando e o Sindolando, visando animais rústicos e produtivos em sistemas tropicais.
Foi o primeiro leilão bovino realizado neste ano pela Estação de Alagoinha, o pagamento foi parcelado e pôde participar do leilão presencial, qualquer pessoa física ou jurídica, sem problemas cadastrais.
A ABRALEITE esteve presente no Leilão juntamente com produtores de leite e criadores das racas zebuínas leiteiras.
Segundo um dos conselheiros representantes estaduais da ABRALEITE na Paraíba, Joaquim Dantas Vilar, que estava presente e é criador das raças Sindi e Guzerá com aptidão leiteira, “O Leilão da Estação, como sempre, tem muita procura. A Emepa tem um trabalho muito relevante na pecuária do Brasil no Zebú, especificamente no Gir, no Guzerá e no Sindi. Tem muita liquidez, tem muita procura por parte dos produtores da região toda, o Leilão foi um sucesso”
Este Leilão foi o último dos eventos que ocorreram na Paraíba nos dias 25 e 26 e que contaram com a presença e participação da ABRALEITE, que abrange todo o país, com milhares de associados.
Se você ainda não é associado, associe-se já! Acesse nosso site:
http://abraleite.org.br/associe-se-ja/