O Governo Federal instituiu, em 6 de dezembro, o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD) por meio do Decreto nº 11.815. O programa visa recuperar e converter até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade em áreas agricultáveis em uma década, potencialmente duplicando a produção de alimentos no Brasil sem desmatamento. O Comitê Gestor Interministerial, composto por diversos ministérios e entidades, será responsável pela definição dos detalhes do programa.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destaca que a iniciativa, além de ser sustentável, assegura a segurança alimentar e reduz o impacto das mudanças climáticas. O PNCPD apoiará empreendimentos registrados no Cadastro Ambiental Rural (CAR), incentivando a redução de emissões ou o aumento da absorção de gases de efeito estufa por meio de práticas sustentáveis.
O programa será executado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), buscando recursos externos para financiar as atividades, sem a necessidade de subvenção do Governo Federal. O ministro Fávaro tem apresentado o programa em missões oficiais no exterior, despertando o interesse de investidores estrangeiros, que podem contribuir para melhorar pastagens, intensificar a produção pecuária, cultivar grãos ou implementar práticas sustentáveis, como o sistema ILPF.
O Comitê Gestor Interministerial, composto por diversos ministérios, entidades e representantes da sociedade civil, será responsável por definir os detalhes operacionais do programa.
Fonte: Milk Point