Um estudo realizado pela Universidade St Andrews, na Escócia, comparou o nível de hidratação de 13 diferentes bebidas, incluindo refrigerantes, suco de laranja e até bebidas esportivas. E o vencedor foi o leite.
Vários fatores foram analisados, como volume ingerido, densidade energética, quantidade de eletrólitos e a presença de agentes diuréticos. Os pesquisadores descobriram que bebidas com um pouquinho de açúcar, gordura ou proteína fazem um serviço ainda melhor do que a água para nos manter hidratados por mais tempo.
Descobriu-se que o leite é ainda mais hidratante do que a água pura porque contém a lactose (o açúcar do leite), algumas proteínas e um pouco de gordura, que ajudam a retardar o esvaziamento do líquido do estômago e a manter a hidratação por um período mais longo.
Quanto mais bebemos, mais rápido a bebida deixa o estômago e é absorvida pela corrente sanguínea, onde os fluídos corporais são diluídos e o corpo hidratado.
O leite também tem sódio, que age como uma esponja e retém a água no corpo, resultando em menos urina produzida.
Então beba leite e fique mais hidratado!
A ABRALEITE defende nacionalmente os interesses da classe produtora de leite e trabalha pelo fortalecimento e crescimento do setor!