O manejo adequado de vacas leiteiras prenhes é fundamental para melhorar a produção de leite. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar o produtor:
Alimentação de qualidade: A alimentação das vacas é um dos fatores mais importantes que influenciam a produção de leite. Erros no manejo alimentar podem causar uma queda na produção. A dieta deve ser balanceada e incluir volumoso (capim, feno e silagem) e concentrado (farelo de milho, farelo de soja, caroço de algodão, dentre outros).
Quantidades adequadas de alimentos: As vacas devem receber quantidades adequadas de alimentos. A falta ou excesso de alimentos pode afetar negativamente a saúde das vacas e a produção de leite.
Conforto térmico animal: O conforto térmico é essencial para o bem-estar das vacas. Vacas estressadas pelo calor produzem menos leite.
Água limpa, fresca e em quantidade suficiente: A água é um componente vital da dieta das vacas . Ela ajuda na digestão e absorção dos nutrientes.
Sanidade animal: Fique de olho na saúde das suas vacas. Vacas doentes ou estressadas produzem menos leite. Contar com o auxílio de médicos veterinários , isolar vacas que possuem enfermidades infectocontagiosas avançadas, estabelecer protocolos para vacinação e combate a parasitas, adotar medidas para controlar doenças de alta incidência são algumas das práticas recomendadas.
Manejo cuidadoso: Durante todos os manejos, existe muito contato físico com os animais como é o caso do manejo de ordenha onde os produtores arrebanham as vacas até a sala. Faça o manejo com calma para que as vacas não corram e reduza os ruídos no ambiente.
Lembre-se, cada detalhe conta quando se trata do bem estar do seu rebanho e de melhorar a sua produção.