Desde 2001, anualmente, uma lacuna de dados a respeito da produção leiteira brasileira é preenchida com o Levantamento Top 100, uma iniciativa exclusiva do MilkPoint, com apoio da ABRALEITE, que mapeia os 100 maiores produtores de leite do país e suas características de produção.
O Levantamento de 2024 acaba de ser disponibilizado. Nele, você encontra dados correspondente a produção, custos, sistemas de produção, raças, sustentabilidade e rentabilidade, bem como o ranking individualizado, classificando os 100 maiores produtores de leite do país.
Os dados completos do estudo podem ser encontrados clicando no banner abaixo, e seguindo a matéria você confere alguns breves destaques.
Marca histórica e média de produção em crescimento
Os dados do Levantamento Top 100 2024 indicam que a marca de mais de um bilhão de litros de leite foi alcançada pelos cem maiores produtores do país. Mais especificamente, o volume total comercializado pelo grupo foi de 1.048.958.090.
Quando falamos de média diária de produção, os dados mostram que no Top 100 2024, esse valor foi de 28.739 litros, número 7,55% maior que o último relatório.
Gráfico 1. Produção de leite média diária por propriedade no Levantamento Top 100, de 2001 a 2023.
A produção atual das propriedades elencadas no ranking Top 100 demonstra um incremento de 339% em relação ao primeiro levantamento, realizado em 2001.
Este índice de crescimento apresenta uma notável superioridade em relação à taxa de expansão da produção total brasileira.
No mesmo intervalo temporal, observa-se que a produção formal teve um acréscimo de 84,4%, enquanto a produção total registrou um aumento de 72% (valor estimado pela equipe MilkPoint Mercado para a produção total, dado que dados oficiais de 2023 ainda não foram divulgados pelo IBGE).
Gráfico 2. Índices de crescimento do volume de produção de leite dos Top 100, produção de leite formal e total do Brasil, 2001 a 2023.
“A produção de leite no Brasil é bastante heterogênea. Nesse sentido, tentar analisar o todo através das médias tende a não resultar em uma análise correta. Os Top 100 representam uma parcela pequena do leite (4,3% do leite formal), mas que vêm crescendo. Além dos Top 100, há uma quantidade significativa de produtores aumentando a escala de produção, de forma que os top 100 são uma espécie de ponta do iceberg da transformação que ocorre no país”, diz Marcelo Pereira de Carvalho, CEO da MilkPoint Ventures.
Como os grandes produtores de leite avaliam a rentabilidade da atividade?
No Levantamento Top 100 deste ano, 64% dos produtores apontaram uma piora na rentabilidade em 2023, o que está em linha com o esperado, já que os preços ao produtor caíram durante o ano. Já 14% disseram que a rentabilidade permaneceu igual e 20% responderam que haviam tido uma melhora.
Gráfico 3. Rentabilidade dos produtores Top 100 segundo o levantamento do ano de 2024 em comparação com o ano anterior.
Os grandes pretendem ficar ainda maiores?
Os produtores do Top 100 seguem com foco em expandir a produção. A maioria pretende aumentar a produção de 20 a 50% nos próximos 3 anos (42 participantes), 39 fazendas pretendem expandir até 20% e uma porcentagem mais tímida, 5%, quer crescer mais de 50%.
O percentual de produtores que não pretendem expandir sua produção ficou em 14%.
Gráfico 4. Pretensão de expansão do volume de leite produzido nos próximos três anos entre as 100 maiores produtoras de leite do Brasil, segundo Levantamento Top 100 2024.
“São produtores que têm em geral projetos bem estruturados e de longo prazo, com boa gestão e índices. Também, pela escala, recebem um diferencial de preços em relação ao mercado, o que explica a intenção de expansão mesmo após um ano mais complicado, como foi 2003”, afirma Marcelo.
O relatório completo do Top 100 2024 com todos os dados, informações e análises detalhadas está disponível gratuitamente. Para ter acesso, clique aqui.
Esta iniciativa contou com o apoio das empresas Casale, Cowmed, KWS Sementes, MSD Saúde Animal e Tortuga | DSM, às quais agradecemos a viabilização do projeto. Agradecemos também a Abraleite pelo apoio na divulgação.
Por Milk Point