O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, recebeu o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite-ABRALEITE, Geraldo Borges, antes de sua partida para a segunda viagem à China. Na reunião, Geraldo Borges destacou a importância da cadeia produtiva do leite para a economia do país e como ela também é uma importante ferramenta social, mantendo milhares de empregos no campo e nas cidades.
Durante o encontro, foram entregues pela ABRALEITE dois ofícios que haviam sido protocolados em seu gabinete nos dias 16 e 24 de março 2023. Como tem feito desde 2018, a ABRALEITE traz sugestões e pleitos para o Plano Safra, visando uma melhor inclusão da pecuária leiteira no plano. No primeiro ofício, entre as sugestões da ABRALEITE para o Plano Safra, estão a criação de um plano de desenvolvimento integrado das propriedades produtoras de leite, com a necessidade de linhas de crédito para custeio e investimento, com juros mais baixos e maior prazo de carência e pagamento para pequenos e médios produtores que não são beneficiados com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), ações de sustentabilidade e rendas extras como produção de energia fotovoltaica e biogás, dentre outros.
O segundo ofício é um pedido conjunto com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), solicitando atenção especial do Programa de Subvenção ao Prêmio de Seguro Rural (PSR) para a pecuária, que precisa de uma participação bem maior dentro do programa.
O presidente da ABRALEITE já havia se reunido com o Ex Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Gueler, e com o Secretário Adjunto Substituto de Política Agrícola, Wilson Vaz, ocasião em que protocolou os ofícios.
Além do ministro Carlos Fávaro, participaram da audiência o Secretário Wilson Vaz, e o Secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart. A reunião teve como objetivo discutir medidas para fortalecer a cadeia produtiva do leite e garantir o desenvolvimento sustentável do setor.
Por Abraleite