O presidente da ABRALEITE, Geraldo Borges, reuniu-se no dia 05 de junho com o Ministro do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, para tratar de assuntos importantes para a classe produtora de leite.
Dentre os assuntos discutidos, foi dito sobre a necessidade de se combater as importações predatórias de leite em pó do Mercosul que bateram recorde nos últimos meses, sobretudo em abril e maio de 2023.
Foi também citado a necessidade de se construir uma pauta e implementar ações no sentido de aumentar a competitividade da cadeia produtiva do leite nacional, fazendo com que o nosso produto final seja competitivo e mude a situação da balança comercial nacional, em que o Brasil é importador líquido de lácteos, principalmente leite em pó.
Corroborando com o Sistema Cooperativo, a ABRALEITE também pediu para que seja revisto o teto máximo para enquadramento no PRONAF, de faturamento bruto para líquido do produtor de leite.
Colocou-se em pauta a reativação de pleitos antigos da ABRALEITE ao Governo Federal, dentre eles a solicitação feita há dois anos para se criar uma tarifa social dos Correios com valores baixos, como incentivo às 175.000 famílias de produtores lácteos artesanais, para transporte dos seus produtos por todo o País, viabilizando a logística destes produtos.
Nos próximos dias, o ministro e o presidente da ABRALEITE farão uma reunião com o presidente dos Correios para tratar deste pleito específico.
Estiveram também presentes na reunião o Secretário da Secretaria de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do MDA, Milton José Fornazieri, a Secretária de Agricultura Familiar e Agroecologia do MDA, Patrícia Vasconcelos Lima, o Assessor do Ministro Paulo Teixeira e Coordenador-Geral de Apoio e Monitoramento de Proposta do MDA, Thiago Borges e o Coordenador-Geral Secretaria de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar, Coordenação-Geral de Apoio à Agricultura e Estruturação da Produção Familiar, Fabiano Oswald.
O ministro e sua equipe foram extremamente receptivos aos assuntos tratados e pleitos da ABRALEITE que visam trazer melhor cenário para os produtores de leite e melhorias na cadeia produtiva do leite. E o ministro encerrou dizendo “O Governo quer incentivar a produção de alimentos da agricultura familiar e o alimento em destaque nesse planejamento é o leite”.