O PECNORDESTE-Seminário Nordestino de Pecuária, realizado há 22 anos pelo sistema FAEC/SENAR/SEBRAE-CE aconteceu dos dias 13 a 15 de junho e este ano contou com a participação da ABRALEITE Associação Brasileira dos Produtores de Leite, representada pelo seu presidente Geraldo Borges e a presença da ministra da agricultura Tereza Cristina na abertura do evento, no dia 13, no Centro de Eventos do Ceará. A ministra também foi um dos 3 homenageados deste ano com a Medalha do Mérito Rural Prisco Bezerra.
Conforme informações da Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA do Ceará, ocorrerão 42 feiras agropecuárias em todo o estado no ano de 2019, sendo o PECNORDESTE o maior evento agropecuário do Estado e um dos maiores da região Nordeste, que este ano contou com 4.000 produtores e 30.000 visitantes presentes nos 3 dias de evento.
“O Ceará é hoje o segundo maior produtor de leite do Nordeste e não temos dúvida de que o Seminário Nordestino de Pecuária -PECNORDESTE, que trabalha a cadeia da pecuária, é em grande parte responsável por esse crescimento, na medida em que durante 22 anos, vem promovendo a capacitação dos produtores, levando novas tecnologias e ideais aos produtores” foi o que disse o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC, Sr. Flávio Saboya.
A programação do PECNORDESTE foi composta por palestras, minicursos, festival do queijo, mostra de animais e apresentações de trabalhos técnicos e científicos.
O Coordenador Geral do PECNORDESTE é o engenheiro agrônomo Sérgio Oliveira da Silva, também Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Ceará.
A ABRALEITE participou de reuniões e através de seu presidente ministrou a palestra “Trabalhando por um cenário melhor para pecuária leiteira no Brasil”, que foi um dos destaques de toda a programação, contando com a participação de produtores técnicos e interessados vindos de todo o estado do Ceará e de praticamente todos os estados nordestinos.
Como tem ocorrido em todo o País onde há a apresentação da ABRALEITE, durante a programação do PECNORDESTE e ao final da palestra, centenas de filiações à ABRALEITE ocorreram, o que denota a firme atuação e a união que esta entidade vem pregando e conseguindo no setor da pecuária leiteira no Brasil.
Várias entidades cearenses representantes de produtores também se filiaram a ABRALEITE, bem como os seus presidentes. Entre elas podem ser citadas como novas associadas à ABRALEITE, a FAEC-Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará e seu presidente Flávio Saboya, os Sindicatos de Produtores Rurais de Quixeramobim, Sobral e Aracoiaba e seus respectivos presidentes Cirilo Vidal, Francisco Reginaldo Rocha Filho e Mateus Nunes e as associações ACC-Associação dos Criadores do Ceará e APROLECE-Associção dos Produtores de Leite do Ceará, as quais os seus respectivos presidentes José Walfrido Mororó Monteiro e Alexandre Gontijo Guerra já eram filiados e conselheiros representantes da ABRALEITE no Estado do Ceará.
Do estado da Paraíba, presentes no PECNORDESTE, filiou à ABRALEITE a Coopervale-Cooperativa dos Produtores de Leite do Vale Paraiba e seu presidente Mauro Borba de Araujo Pereira Filho.
Se você ainda não é associado, associe-se já! Acesse nosso site:
http://abraleite.org.br/associe-se-ja/