Em audiência pública, a ABRALEITE cobra medidas emergenciais para resolver a crise do setor leiteiro e outras ações estruturantes para tornar a cadeia produtiva do leite nacional competitiva.
O presidente da ABRALEITE, Geraldo Borges, participou nesta terça-feira (04/11), da audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, que atendeu ao Req. nº 181/2025, de autoria do dep. federal Valdir Cobalchini (MDB/SC), para debater a implementação de um contrato futuro de leite no Brasil.
Os parlamentares, outras lideranças políticas e representantes do Governo e de entidades, debateram com ênfase o assunto da crise instalada no setor leiteiro nacional.
Durante sua participação, Geraldo Borges destacou a importância de medidas emergenciais e outras estruturantes para o setor leiteiro.
“O setor leiteiro brasileiro vive um momento delicado novamente. Precisamos de um verdadeiro “freio de arrumação”, que envolva ações urgentes, como o controle das importações seja via parando as importações com medida antidumping ou outra ação urgente, programas de compras governamentais e campanhas nacionais de valorização do leite e seus derivados para aumento de consumo. É essencial pensarmos também em medidas estruturais a médio e longo prazos que garantam competitividade e sustentabilidade da cadeia leiteira nacional”, afirmou Borges.
O presidente da ABRALEITE ainda ressaltou que a crise atual afeta produtores de todos os portes e regiões do país, além de cooperativas e laticínios e que a união entre Governo Federal, Congresso Nacional e setor produtivo é fundamental para a construção de soluções duradouras.
“Não podemos continuar convivendo com crises cíclicas no setor. O Brasil precisa garantir dignidade e condições justas para pequenos, médios e grandes produtores de leite, assegurando o abastecimento interno e a possibilidade de expansão das exportações”, concluiu.

Assistam o vídeo da fala completa do presidente da ABRALEITE!