Momentos do Dia de Campo no Sítio Don Henrique:
A Caravana do Leite de Rondônia é uma promoção do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri) em conjunto com Emater, Idaron, Sedan, Pró-Leite e conta com os parceiros: ABRALEITE, Embrapa, Ministério da Agricultura, Senar, Sindicatos dos Produtores Rurais e Faperon.
Segundo informações do secretário de agricultura de Rondônia, Evandro Padovani, o estado de Rondônia conta com 38 mil produtores de leite e um total de 14,5 milhões de cabeças de gado bovino. Ele informa, ainda, que deste total, 3 milhões 234 mil são de animais leiteiros, que colocam Rondônia o maior produtor de leite de toda a região Norte e o 7° maior produtor de leite do Brasil.
O município de maior produção de leite é Nova Mamoré, por onde primeiro passou a Caravana do Leite do Estado de Rondônia. Neste município há aproximadamente 207 mil cabeças de bovinos, com 1.300 produtores e uma produção de 125 mil litros de leite diários.
A participação da Caravana do Leite na 3ª Festa do Leite no Distrito de Palmeiras, no município de Nova Mamoré, foi um sucesso, cumprindo com o objetivo de levar informações aos produtores de leite da região através das palestras que foram oferecidas no dia 30 de agosto, dentre elas a da ABRALEITE, que foi a palestra magna de abertura durante o dia que a Caravana esteve em Nova Mamoré.
A palestra da ABRALEITE “Cenário atual da pecuária leiteira, ameaças e oportunidades”, foi ministrada pelo seu presidente, Geraldo Borges e abordou assuntos de relevância da cadeia leiteira nacional, dentre eles as oportunidades e ameaças que estão surgindo, além do trabalho que vem sendo desenvolvido pela ABRALEITE em seus dois anos de existência, junto aos poderes executivo e legislativo em Brasília, além da união que ela vem promovendo dentro da cadeia leiteira, principalmente a união dos produtores de leite e da forte representatividade que esta jovem Associação conquistou para esta categoria.
Após a palestra da ABRALEITE, houve uma sobre as instruções normativas 76 e 77 do MAPA, ministrada pelo Dr. Elias Robles Soiz do SFA/RO e a palestra ministrada pelo Dr. Licério Magalhães do Idaron sobre a retirada da vacina contra febre aftosa.
Fizeram parte da Caravana, além de quadros técnicos de instituições, várias lideranças representantes do poder público do Estado, dentre elas o secretário de agricultura Evandro Padovani, o presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, o deputado estadual Chiquinho da Emater, o prefeito de Nova Mamoré, professor Claudionor, dentre outras autoridades do estado que tiveram a companhia do presidente da ABRALEITE.
A Caravana do Leite terá continuidade e deverá visitar ainda em 2019 duas outras regiões de bacias leiteiras de Rondônia e continuará contando com o apoio e participação da ABRALEITE.
Encerrando a primeira Caravana do Leite, que começou no dia 29 de agosto, aconteceu no dia 31, a 9a edição do Dia de Campo Dom Enrique, no município de Porto Velho, no Sítio de mesmo nome, de propriedade
do pecuarista Dr. Walter Waltenberg, que é sócio-fundador e conselheiro da ABRALEITE.
Esse dia de Campo visa alavancar a atividade da pecuária leiteira no estado, e historicamente é o evento que reúne maior número de produtores de leite e lideranças políticas e do setor produtivo em Rondônia.
O ponto máximo desta edição do dia de Campo foi a apresentação feita pelo presidente da ABRALEITE, que além de abordar tópicos importantes da cadeia láctea nacional, ainda colocou de maneira clara a situação atual da pecuária leiteira em Rondônia e as possibilidades de crescimento de números e índices, que os produtores do estado tem.
Durante toda a Caravana do Leite do Estado de Rondônia e no Dia de Campo do Sítio Don Enrique, centenas de produtores entregaram suas fichas de filiações à ABRALEITE, contribuindo com o vertiginoso crescimento do quadro associativo desta Entidade, promovendo sua representatividade.
Juan Travain de Souza
Walter Waltenberg Silva Júnior
Se você ainda não é associado, associe-se já! Acesse nosso site:
http://abraleite.org.br/associe-se-ja/