O Senado Federal homenageou a Embrapa pelos 50 anos de existência, em uma sessão especial realizada hoje, 26 de junho.
Fundada em abril de 1973, com sede em Brasília, a empresa é voltada à inovação e foca as suas atividades na geração de conhecimentos e tecnologias em um modelo de agricultura e pecuária tropical.
O responsável pela sessão especial, senador Jaques Wagner ressaltou a importância da Embrapa para o desenvolvimento do Brasil nas áreas da agricultura e da pecuária. E citou o papel da empresa no reconhecimento internacional do Brasil no setor da produção de alimentos.
A presidente da Embrapa, Silvia Maria Fonseca Massruhá, primeira mulher a presidir a empresa, citou que o investimento em capacitação para que jovens cientistas façam mestrado e doutorado no exterior se reflete no aumento da produtividade nacional. Ela relaciona o sucesso da empresa aos parceiros, entre eles, universidades, empresas e institutos de pesquisa.
Silvia destacou ainda o papel do Legislativo e Executivo no estímulo à pesquisa e defendeu mais políticas públicas e recursos para prosseguir no desenvolvimento e na garantia de qualidade de vida dos brasileiros. “Todo esse sistema precisa de fortes políticas públicas para se tornar cada vez mais eficiente e sustentável. Aproveito para deixar nosso agradecimento pelo papel desta Casa, no apoio à pesquisa agropecuária brasileira. Investir em ciência é investir em soberania nacional. Na garantia da segurança alimentar e na qualidade da vida dos brasileiros”.
Esteve presente na sessão o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Luiz Paulo Teixeira, que declarou que a Embrapa é motivo de orgulho para o país. E admitiu que é preciso traduzir o reconhecimento em recursos e oferecer insumos para que a empresa continue liderando o setor.
Também participaram da sessão, dentre lideranças diversas, os 43 chefes dos Centros de Pesquisa ou Unidades da Embrapa, os senadores Izalci Lucas e Damares Alves, Luiz Antônio Rodrigues, presidente do Conselho Fiscal da Embrapa, Marcos Vinícius Vidal, Presidente da Sinpaf-Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário e o presidente da ABRALEITE, Geraldo Borges.