O presidente da ABRALEITE esteve recentemente no gabinete do vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Durante a audiência, foram discutidos assuntos de grande importância para o setor produtivo, especialmente para a cadeia produtiva do leite nacional.
Entre os assuntos abordados, destacam-se as sugestões de pleitos e cobranças apresentadas pela ABRALEITE, como a necessidade de desoneração do setor leiteiro para aumentar a competitividade da cadeia produtiva do leite. Além disso, a ABRALEITE solicitou a continuidade de atendimento de pleitos que foram parcialmente atendidos nos dois governos anteriores, tais como a isenção de tarifa de importação e de alguns impostos sobre equipamentos e produtos utilizados na produção de leite e a isenção do PIS COFINS em rações bovinas.
A ABRALEITE também ressaltou a importância de incentivar a cadeia leiteira e de buscar melhores negociações internacionais por meio do Ministério das Relações Exteriores com países que podem importar lácteos produzidos no Brasil, como a China, que cobra uma tarifa de 10% enquanto a Nova Zelândia tem tarifação zerada. Essas questões são fundamentais para a sustentabilidade e o crescimento do setor leiteiro brasileiro.