Após duas décadas, leite brasileiro volta à China

A ABRALEITE parabeniza a CCGL, responsável pela 1a exportação de reabertura da China para os produtos lácteos brasileiros após duas décadas.

No início de novembro, a cooperativa gaúcha enviou um lote de leite em pó integral, leite em pó desnatado e leite em pó zero lactose ao país asiático, abrindo as portas de um imenso mercado para a cadeia do leite nacional.

“Trata-se de uma conquista indiscutível, que tem um simbolismo fantástico para a cadeia do leite do Brasil. Com esse negócio, certamente a China comprovará a qualidade e segurança do nosso leite, o que pode significar novos embarques e também a aproximação com outros mercados”, assinala Geraldo Borges, presidente da ABRALEITE.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Carlos Vianna, presidente da CCGL, disse que as negociações demoraram dois anos e que “o objetivo do primeiro embarque é ter o produto na China para podermos trabalhar comercialmente. Abrimos um canal com o maior mercado consumidor do mundo”.

No início do atual governo, em alinhamento com ABRALEITE, CNA, OCB, Viva Lácteos e outras entidades, a ministra Tereza Cristina começou a promover a abertura de mercado de vários países e a China estava lá no 1° grupo.