Encontro dos Produtores de Leite do Triângulo Mineiro discute soluções para enfrentar elevação dos custos e baixa rentabilidade

O presidente da ABRALEITE, Geraldo Borges, o 2º Diretor de Relações Internacionais, Thiago Silveira – também vice-presidente da FAEMG – e a 4ª vice-presidente, Magnólia Martins (idealizadora e membro da comissão organizadora), participaram do 1º Encontro de Produtores de Leite do Triângulo Mineiro, em Monte Alegre de Minas.

Organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Alegre de Minas, presidido por Luiz Humberto Gonçalves Reis (Betinho), sindicatos cooperativas e associações de produtores rurais de municípios vizinhos, o evento reuniu mais de 300 participantes.

A difícil situação do setor leiteiro foi o tema principal do Encontro, que teve duas palestras. O médico veterinário Cássio Vinícius Vieira abordou “O mecanismo de precificação do litro de leite pago ao produtor na região do Triângulo Mineiro: distorções e mudanças necessárias”; e o presidente da Aproleite do Triângulo Mineiro, Mário Pinheiro Paes Leme, falou sobre “A situação atual do produtor de Leite na região do Triângulo Mineiro: custos de produção de leite x remuneração do litro do leite”.

Na sequência, lideranças nacionais, como o presidente, uma vice-presidente e um diretor da ABRALEITE presentes, além de personalidades regionais, deram sua contribuição, destacando tópicos fundamentais, como custos de produção, ações em prol do consumo e, especialmente, propostas para enfrentar o cenário de dificuldades, provocadas principalmente pela baixa no preço generalizada por parte da indústria e que assola os produtores.

“A ABRALEITE foi criada por produtores de leite para ser a voz do setor em Brasília. Precisamos estar unidos no desafio de melhorar a rentabilidade dos produtores. Para isso, indiscutivelmente, é preciso ter uma ação conjunta e forte. A cadeia da pecuária leiteira é muito importante e sua voz precisa ser mais ouvida”, assinalou Geraldo Borges.

Dentre muitas lideranças políticas e classistas, falaram o presidente do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Triângulo Mineiro, Márcio Guapo, e o presidente da Comissão de Leite da FAEMG, Jonadan Ma. O presidente da FAEMG, Antônio de Salvo falou por videoconferência em um telão.

O presidente do Sindicato Rural de Monte Alegre de Minas destacou que a cadeia leiteira sofre prejuízos sistemáticos há anos. “A situação piorou ainda mais com a alta dos custos de produção, elevação dos preços dos insumos e desajustes econômicos causados pela Covid-19. Os valores dos custos de produção estão insuportáveis”, disse.

O Encontro resultou num abaixo-assinado com a principal reivindicação dos produtores, que será encaminhado à classe política, com destaque  ao Legislativo, além do Ministério Público.

 

Confira a fala do presidente da ABRALEITE: