Programa federal que incentivará produção de biometano para geração de renda extra aos produtores de leite contará com a participação da ABRALEITE

Boa notícia vinda de Brasília. O governo federal divulgará, em breve, programa com foco na cadeia de lácteos para capturar valor de créditos de metano transformados em carbono. 

O programa envolverá todos os elos da cadeia e pretende criar receita extra com créditos de carbono aos produtores que investirem em biometano a partir da produção primária de leite. 

O governo também pretende lançar linhas de financiamento específicas para os investimentos necessários para a viabilidade desse programa.

Esses temas foram tratados em reunião da ABRALEITE com o  com o ministro do Meio Ambiente Joaquim Leite e o secretário adjunto de Clima e Relações Internacionais do Ministério, Marcelo Freire. O vice-presidente da ABRALEITE, Roberto Jank Jr. representou entidade na reunião.

Geraldo Borges, presidente da ABRALEITE, confirma a participação da entidade nesse projeto, divulgando a iniciativa, fornecendo dados da produção e motivando os associados interessados nos créditos de metano.

É um desafio para pecuária o equilíbrio da produção com o meio ambiente e a pecuária leiteira tem ótimas oportunidades com produção carbono zero e com a geração de energia a partir do biometano, com autossustentabilidade através da energia solar e biometano como combustível.

A ABRALEITE será protagonista nessa evolução.

Foto: AUMA