Apreensão e destruição de queijos artesanais revolta o setor e Sec.Agric. de SP intercede

No dia 17/03, a queijaria Cabanha Mulekinha, de Ibiúna-SP, recebeu visita de fiscais do Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (CIPOA) e teve a produção apreendida e destruída.

 

Segundo relatos dos proprietários, houve excesso de arbitrariedade e abuso de poder por parte dos fiscais, os quais alegaram denúncia anônima.Ainda segundo os proprietários da queijaria, eles já haviam dado entrada nos documentos de regularização, que já estavam aprovados,  aguardando apenas a última inspeção a liberação. Inclusive, seu rebanho já possui certificado de livre de tuberculose e brucelose.

 

Esse caso provocou intensa mobilização das entidades de classe e produtores durante o final de semana, para que houvesse reunião com as autoridades de SP.

 

O encontro com o Secretário da Agricultura, Antônio Junqueira, aconteceu na segunda (20) e teve a participação dos diretores da Assoc. Paulista do Queijo Artesanal, com o apoio de diversas entidades, como Prazeres da Mesa, Assoc.Comerciantes de Queijo, Comer Queijo e a ABRALEITE, por meio do seu coordenador da Comissão Nacional de Queijos e Derivados Lácteos Artesanais, Wander Bastos.

 

“Quando atualizamos a legislação em SP, tornou-se prioridade a orientação para adequação como forma de ação antes da punição”, comenta Wander Bastos.

 

“A lei não pode ser reduzida a dois artigos como os fiscais fizeram. O fiscal tem a obrigação de aplicar todos os artigos da lei. Os fiscais não podem escolher apenas os que lhe convém”, comentou, Christophe Faraud, presid. da Assoc. Paulista do Queijo Artesanal-APAQ e membro da Comissão Nac. de Queijos e Derivados Lácteos Artesanais da ABRALEITE. 

 

Após a reunião, a Secretaria de Agricultura emitiu nota reconhecendo o erro e afirmando que as medidas necessárias serão tomadas “Vamos cuidar dos pequenos. Em SP vamos orientar antes de multar”, afirmou o secretário Antonio Junqueira para o presidente da ABRALEITE acompanhado do Coordenador da Comissão de Queijos em audioconferência nessa terça-feira.

 

A ABRALEITE atenta e ao lado dos diversos agentes da cadeia produtiva de leite.