Manejo de Novilhas Primíparas

A reprodução é um fator crítico para a eficiência produtiva dos bovinos leiteiros. As novilhas primíparas ainda trazem um desafio maior pois além de estarem iniciando a fase da primeira cobertura os animais ainda estão crescendo o esqueleto e ganhando peso.

Antigamente as novilhas pariam aos 36 a 48 meses. Nos dias de hoje, as fazendas com boas tecnologias e modelos de gestão, as novilhas são inseminadas aos 15 a 18 meses de idade parindo aos 24 a 27 meses. Isso aumenta pelo menos uma cria e uma lactação na vida produtiva das novilhas. Além de produzirem mais leite em cada lactação.

Algumas dicas para que as novilhas sejam cobertas aos 15 a 18 meses:

• Excelentes cuidados desde o nascimento: cura de umbigo, garantia do fornecimento de pelo menos 10% do peso vivo da bezerra de colostro até as primeiras 6 horas de vida, em duas mamadas

• Plano de alimentação considerando mínimo 6 litros de leite nos primeiros 30 dias e fornecimento de água, ração e um pouco de volumoso.

• Garantir ganho de peso contínuo acima de 700 gramas/dias para chegar na primeira cobertura com 360 Kg e ao parto acima de 500 kg de peso vivo.

Após o parto essas novilhas precisam ser tratadas com uma dieta equilibrada pois ainda estão crescendo e produzindo leite. É recomendado que fiquem separadas das vacas para que possam se alimentar de forma correta e após 60 dias do parto voltarem a reprodução.

A ABRALEITE defende nacionalmente os interesses da classe produtora de leite, trabalha para o fortalecimento e crescimento do setor e para que o consumidor tenha alimentos saudáveis em suas mesas.