Decretos presidenciais, combate às importações predatórias, ações estruturantes e outros assuntos em pauta em 18 e 19/10 em Brasília – Setor Leiteiro, Legislativo e o Governo Federal.

A ABRALEITE através do seu presidente Geraldo Borges, participou dias 18 e 19 de várias reuniões em Brasília, na OCB, no MAPA com ministro da agricultura e outras, culminando com a audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados para discutir os impactos do acordo do Mercosul na pecuária leiteira nacional em razão das importações desleais de produtos lácteos de países membros.
A audiência foi solicitada e conduzida pela deputada federal e presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite, Ana Paula Leão (PP-MG).
“O setor leiteiro nacional não suporta mais”, alerta Ana Paula.
Em seu discurso Geraldo Borges destacou a solicitação feita anteriormente ao Governo Federal para interromper as importações de leite, ressaltando a necessidade de uma ação estrutural para melhorar a situação do setor de produção de leite no Brasil. Ele mencionou as preocupações com os subsídios fornecidos na Argentina e aponta a assimetria na competição devido a essa prática. Borges destacou as diferenças na produtividade entre o Brasil, Argentina e Uruguai, enfatizando a necessidade de ações conjuntas para o bloco do Mercosul trabalhar exportações conjuntas e proteger a produção de leite brasileira e toda sua importante cadeia produtora. Ele encerrou chamando a atenção para a importância de valorizar o setor de produção de leite no Brasil e alertando sobre o impacto causado na classe produtora de leite e no consumidor, se a situação não for resolvida de maneira adequada e urgente.

Discursaram também Ronei Volpi, Presidente – Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite da CNA; Vicente Nogueira Neto – Coordenador da Câmara do Leite da OCB; Marcela Carvalho- Secretária Executiva da Câmara de Comércio Exterior do MDIC; Francisco Pessanha Cannabrava – Diretor do Departamento do Mercosul do MRE; Sílvio Farnese – Diretor de Comercialização do MAPA, Guillermo Valles – Embaixador do Uruguai; Marco Sérgio Batista Xavier – Presidente da Aproleite de Goiás; Marcelo Candiotto – Presidente da CCPR; Vasco Praça Filho – presidente da CEMIL e os deputados federais Marussa Boldrin, Abilio Brunini e Alceu Moreira.

Assistam o vídeo da fala de 14 minutos do presidente da ABRALEITE na audiência pública em 19/10 https://youtu.be/qV5f-NbANsA?si=MORcG79lFm4W6Nj2